Especial Fechado em casa? As melhores séries para quem gosta de automóveis

Especial #ficaemcasa

Fechado em casa? As melhores séries para quem gosta de automóveis

É a frase do momento: fica em casa. Mas ficar em casa coloca-nos alguns desafios, e um deles é não sucumbir ao tédio. Esta lista de séries é um verdadeiro kit «anti-tédio».

Tédio. Um inimigo silencioso — felizmente não tão ameaçador como o novo Coronavírus — que tem sido companheiro de centenas de milhares de pessoas neste período.

Uma quarentena obrigatória que tem colocado desafios particularmente difíceis de ultrapassar aos amantes de automóveis.

Longe dos carros, das estradas, das curvas e dos amigos, há felizmente algumas formas de colmatar a nossa dependência por octanas — na nossa opinião, a principal está aqui —, mas há sempre outras alternativas.

Esta é a nossa lista de séries, focadas no mundo automóvel, para as próximas semanas.

1. Drive to Survive

Podemos afirmar sem receios de maior que é a série do momento. A segunda temporada de “DRIVE TO SURVIVE” transporta-nos pelos meandros da temporada 2019 do Mundial de Fórmula.

Uma série de excelente qualidade, obrigatória para quem gosta de Fórmula 1 e para quem achava que não gostava.

Plataforma: Netflix.

RELACIONADO: Covid-19. Rally de Portugal 2020 também foi adiado

2. Hyperdrive

Será este o futuro do desporto motorizado? Hyperdrive é uma série da Netflix sobre corridas onde a competição ganha outra dimensão graças ao ambiente cinematográfico e exagerado da ficção.

Surpreendentemente, a fórmula até funciona. O entretenimento é garantido.

Plataforma: Netflix.

3. Rust Valley Restorers

Gostas de clássicos? O teu sonho é comprar um carro e fazeres o restauro? Rust Valley Restorers é uma série à tua medida.

Plataforma: Netflix.

VÊ TAMBÉM: Este Alfa Romeo Giulietta SZ esteve numa cave durante 35 anos

4. APEX: A história dos hipercarros

Nesta série poderás ficar a conhecer os meandros de um indústria muito específica: a indústria dos hipercarros.

Carros cujo único limite é a imaginação. Ficarás a conhecer as histórias de Horacio Pagani e Christian von Koenigsegg, os fundadores de duas das marcas que fazem os carros mais rápidos e exclusivos do mundo.

Plataforma: Netflix.

A NÃO PERDER: SEAT bate recordes em 2019 e prepara-se para 2020

5. The Grand Tour

O trio maravilha e ex-Top Gear, May, Hammond e Clarkson regressam na série The Grand Tour. Menos carros, mais aventuras, as piadas e o entretenimento de sempre.

Plataforma: Amazon Prime.

VÊ TAMBÉM: Honda Civic Type R. A “review” rapidinha de James May

6. Jay Leno’s Garage

Um dos apresentadores mais conhecidos dos EUA, numa viagem pela sua garagem e uma das maiores paixões da sua vida: os motores.

Seja carros ou motas, tudo o que tem motor tem lugar na Garagem de Jay Leno.

Plataforma: Amazon Prime.

7. Fastest Car

Supercarros contra carros comuns. Mote da série? O dinheiro não compra velocidade. Uma série de entretenimento puro que não é apenas sobre carros, é também sobre os seus condutores.

Plataforma: Netflix.

TENS DE LER: Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”

8. The Gymkhana Files

Nos bastidores de uma das maiores sensações do YouTube no que a automóveis diz respeito: as Gymkhanas de Ken Block. O outro lado do «senhor espetáculo» que um dia sonhou ser piloto de ralis.

Plataforma: Amazon Prime.

8. Paul Hollywood – A Grande Viagem pela Europa

Desafio desta série? Põe o cinto de segurança para uma viagem com Paul Hollywood, chef célebre e entusiasta automóvel, que explora os carros e a cultura de França, Alemanha e Itália.

Plataforma: Netflix.

A NÃO PERDER: Nordkapp. Fomos até à estrada mais a norte da Europa

9. Saudi Women’s Driving School

O mundo não é homogéneo. Assiste a entrevistas com alunas da primeira escola de condutoras da Arábia Saudita e às tensões de um país que ainda luta pela igualdade de género.

Plataforma: HBO.

10. Comedians In Cars Getting Coffee

O talk-show itinerante de Jerry Seinfeld que combina café, risos e carros clássicos com aventuras alimentadas a cafeína na companhia de alguns dos nomes mais sonantes da comédia, e não só…

Plataforma: Netlflix.

VÊ TAMBÉM: Os 17 carros que Jerry Seinfeld vendeu por 20 milhões de euros

11. Wheeler Dealers

O comerciante de automóveis Mike Brewer e agora com Ant Anstead como especialista em motores — Edd China saiu de cena no final da temporada 13, mas podes sempre revê-lo nas temporadas anteriores — juntam-se para salvar carros clássicos. Uma missão de restauro de veículos clássicos com orçamento limitado e muitas aventuras pelo meio.

Plataforma: Amazon Prime.

12. Top Gear

O mais famoso programa de automóveis do mundo. Este não precisa de apresentações, pois não?

Plataforma: Netflix.

A NÃO PERDER: 10 motivos porque ser mecânico é (muito!) difícil

13. Misfit Garage

A fórmula não é nova, e já está no ativo desde 2004. Um reality-show americano cuja narrativa gira em torno das aventuras de restauro de clássicos numa oficina.

Plataforma: Discovery Channel.

14. Chapa e pintura

O artista dos motores, Dave Kindig, já é uma referência para os fãs do género no Discovery Channel. A paixão que tem por criar modelos exclusivos a partir de uma folha em branco levou-o a criar algumas das transformações mais espetaculares alguma vez vistas no canal.

Plataforma: Discovery Channel.

TENS DE LER: Espanhois inventam o primeiro motor a 1 TEMPO da história. Conhece o INNengine 1S ICE

15. Fast N´Loud

Comprar carros em péssimo estado, restaurar e ganhar dinheiro no processo. É este o objetivo que é perseguido em todos os episódios de Fast N’Loud, uma das séries do género com mais sucesso da televisão.

Plataforma: Discovery Channel.

16. SOS CARS

Fuzz Townshend e Tim Shaw, continuam a sua missão: procurar carros clássicos. Ferrugem crónica, peças difíceis de encontrar e motores partidos testam os apresentadores até ao limite. Tudo para que os seus donos voltem a ver os seus carros como merecem.

Plataforma: National Geographic.

17. Grand Prix Driver

O GRAND PRIX Driver entra no mundo secreto da Fórmula 1, oferecendo acesso nunca antes concedido ao funcionamento interno da McLaren.

Plataforma: Amazon Prime.

IMPERDÍVEL: Ford Ranger RAPTOR Bi-Turbo. Levada ao LIMITE! (vídeo)

18. West Coast Customs

Um dos programas mais extravagantes da especialidade. Transformações extremas, soluções extremas e alguns clientes famosos, são alguns dos ingredientes que podes esperar desta série.

Plataforma: Netflix.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.