Vídeo

Gymkhana 10. 5 carros, 5 localizações, 1 Ken Block e… 0 pneus inteiros

"Guess who's back?" Ken Block está de regresso com a "Gymkhana 10: The Ultimate Tire Slaying Tour", que na realidade acabam por ser cinco numa só.

Já fazia um par de anos sobre a última Gymkhana, pelo que esta nova Gymkhana 10 teria de ser algo especial… e maior. São 19 minutos de vídeo que acompanham Ken Block por cinco localizações e cinco carros distintos, ou cinco formas de destruir pneus de forma mais eficaz do que eliminar uma praga.

A Gymkhana 10 começa-nos por transportar até à Suécia, à localidade de Lulea Norrbotten, sobre um manto de neve; em seguida passamos a uma das capitais automóveis do planeta, Detroit, EUA; nova mudança de cenário para a localidade de Guanajuato, no México; e regresso aos EUA, primeiro em Los Angeles e, por fim, a lendária Route 66, em Shamrock, Texas.

As máquinas não desiludem… sim, são todas Ford, óbvio. O Fiesta WRC 2018 é o primeiro a dar a cara sobre a neve na Suécia, e é também o mais “modesto” em termos de poder de fogo: o quatro cilindros em linha turbo com 1,6 l debita 380 cv.

RELACIONADO: Um Ford Fiesta ST a fundo na estrada mais desconhecida do mundo
Gymkhana 10, os carros

Em Detroit, uma máquina bem mais séria, o Hoonicorn V2, com base num Ford Mustang de 1965, que de Mustang aparenta ter muito pouco. Por baixo do capot temos um cuspidor de fogo com um 6,7 V8 twin turbo com… 1400 cv! É o mais pujante de todos os “monstros” mecânicos usados.

Na pitoresca localidade mexicana, entra em cena o Focus RS RX de 2017, talvez um tamanho a mais para as estreitas ruas onde toda a ação se passa. Carros de rallycross nunca foram tímidos em equídeos e os 650 cv extraídos do bloco de 2.0 l turbo assim o demonstra.

Numa zona industrial de Los Angeles, surge talvez o ponto alto da Gymkhana 10, com Ken Block ao volante de um Escort Cosworth, 2.0 l e… 645 cv. Porquê é este o ponto alto? “Spoiler alert”: já viram a imagem de capa? — faíscas, faíscas por toda a parte…

Por fim, surge pela primeira vez numa Gymkhana a Hoonitruck, na Route 66, que começou como uma muito mais modesta Ford F-150 de 1977. Agora, de modesta nada tem, passando a ser um monstro devorador de pneus com 914 cv extraídos dum 3.5 V6 twin turbo…

“The Ultimate Tire Slaying Tour” acaba por ser o título ideal para a Gymkhana 10. Durante 19 minutos é efetivamente um festival de queimar borracha até à sua destruição!

Sabes responder a esta?
Quantos Ford Mustang já foram vendidos desde a primeira geração?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Ford Mustang. Ícone americano já vendeu 10 milhões de unidades

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos