Notícias Este Alfa Romeo Giulietta SZ esteve numa cave durante 35 anos

Unicórnio

Este Alfa Romeo Giulietta SZ esteve numa cave durante 35 anos

Depois de 35 anos numa cave, este Alfa Romeo Giulietta SZ foi vendido por 567 mil euros. O mais curioso é a razão pela qual esteve tanto tempo escondido.

Alfa Romeo Giulietta SZ

Imagina este cenário: tens um raro Alfa Romeo Giulietta SZ e costumas guardá-lo numa cave para onde o transportas através de um elevador. Certo dia, esse elevador avaria. O que é que fazes? Mandas repará-lo ou deixas o carro na cave durante 35 anos?

A resposta pode parecer óbvia mas pelos vistos o antigo dono do Alfa Romeo Giulietta SZ de 1962 de que te falamos hoje tinha outra opinião. Descoberto em novembro do ano passado em Turim, o carro pertencia a um mecânico que depois de ter visto o elevador avariar nunca mais tirou o carro da cave.

Agora, após 35 anos longe dos olhares de toda a gente, o Alfa Romeo foi resgatado, tendo sido vendido num leilão do Estado italiano a 31 de janeiro por 567 mil euros. Segundo o grupo de Facebook italiano Alfa Romeo Giulia & 105-series, o carro foi leiloado pelo Estado porque o antigo proprietário morreu sem ter deixado um testamento.

VÊ TAMBÉM: Alfa Romeo 1900 M “Matta” (AR52): o verdadeiro antecessor do Stelvio
Alfa Romeo Giulietta SZ
Apesar de ter estado fechado numa cave durante 35 anos o Alfa Romeo Giulietta SZ não se encontrava em muito mau estado.

A história do Alfa Romeo Giulietta SZ

Com apenas 217 unidades produzidas, não é de admirar que este exemplar em bom estado e sem nunca ter sido restaurado tenha sido vendido por 567 mil euros. Com as suas origens a remontarem a 1956, a história do Alfa Romeo Giulietta Sprint Zagato (sim, é daí que vem o SZ) é, no mínimo, curiosa.

O desportivo italiano deve as suas origens a um Alfa Romeo Giulietta Sprint Veloce acidentado e recuperado pela Zagato em 1956 que passou a ser designado Giulietta Sprint Veloce Zagato e do qual nasceram 16 exemplares.

Face ao sucesso que os carros criados pela Zagato estavam a conhecer nas pistas, a Alfa Romeo decidiu que era altura de fazer o modelo entrar em produção regular.

VÊ TAMBÉM: Maserati é dor de cabeça para Mike Manley, o novo CEO da Fiat Chrysler. Porquê?
Alfa Romeo Giulietta SZ
Também o interior do Alfa Romeo Giulietta SZ parece ter resistido bem à passagem dos anos.

Assim, em 1960 foi dado a conhecer o Giulietta Sprint Zagato no Salão de Genebra. Pesando apenas 785 kg e com 100 cv extraídos de um motor de 1.3 l o pequeno italiano era capaz de atingir os 200 km/h.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tinha o Alfa Romeo 155 GTA Stradale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o único Alfa Romeo 155 GTA Stradale em existência