Segurança

Recordar. Patente do cinto de segurança de três pontos da Volvo foi aprovada em 1962

A patente do cinto de segurança de três pontos, criado pela Volvo, foi aprovada em 1962, curiosamente, três anos após o equipamento ter sido colocado num automóvel.

A Volvo celebra este ano os seus 90 anos (NDR: à data da publicação original deste artigo). Razão pela qual tem vindo a recordar a sua história, onde se destacam momentos que determinaram não só o percurso da marca como também da própria indústria.

Destacam-se, obviamente, as inovações dedicadas à segurança automóvel, e entre elas está o cinto de segurança de três pontos, equipamento de segurança ainda hoje indispensável.

Este mês celebra-se o 55º aniversário (NDR: à data da publicação original deste artigo) sobre o registo da patente do cinto de segurança de três pontos. Nils Bohlin, engenheiro sueco da Volvo, conseguiu que o United States Patent Office lhe atribuísse a patente nº 3043625, em julho de 1962, pelo design do seu cinto de segurança. E como todo o bom design, a sua solução tinha tanto de simples como eficiente.

A sua solução passava por adicionar ao cinto horizontal, já usado, um cinto diagonal, formando um “V”, ambos fixados num ponto baixo, posicionado lateralmente ao assento. O objetivo era garantir que os cintos, e claro, os ocupantes, se mantivessem sempre no lugar, mesmo em caso de acidente.

VÊ TAMBÉM: Volvo vai limitar todos os seus modelos a 180 km/h

Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.

Assar Gabrielsson & Gustav Larson - Fundadores da Volvo

Curiosamente e apesar da patente só ter sido aprovada em 1962, a Volvo já tinha aplicado o cinto de segurança de três pontos nos Amazon e PV544 em 1959.

O compromisso com a segurança automóvel que a Volvo demonstra desde a sua fundação foi demonstrado alguns anos mais tarde, ao oferecer a patente a todos os construtores automóveis. Desta forma, todos os automóveis, ou melhor, todos os condutores e ocupantes dos automóveis, poderiam ver a sua segurança incrementada, independentemente da marca do carro que conduzissem.

Sabes responder a esta?
Como se chamava o primeiro Volvo?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Há precisamente 90 anos saiu da fábrica o primeiro modelo Volvo

Mais artigos em Notícias