Notícias Jesko Absolut. O Koenigsegg mais rápido de sempre e… para sempre?

Apresentação

Jesko Absolut. O Koenigsegg mais rápido de sempre e… para sempre?

É o próprio Christian Von Koenigsegg que o diz: o Koenigsegg Jesko Absolut é (e será) o modelo mais rápido de sempre da marca sueca. Fica a conhecê-lo.

Koenigsegg Jesko Absolut

Se há marca que deve lamentar o cancelamento do Salão de Genebra, essa marca é a Koenigsegg. É que para além do impressionante Gemera, o seu primeiro modelo com quatro lugares, a marca sueca também ia por lá revelar o Koenigsegg Jesko Absolut.

Quer dizer, ia revelá-lo em Genebra e fê-lo mesmo, aproveitando o seu espaço no salão helvético para gravar a apresentação do modelo que, segundo Christian Von Koenigsegg, será o modelo mais rápido alguma vez produzido pela Koenigsegg… no passado, presente e… futuro — a caminho dos 500 km/h?

Equipado com a mesma mecânica dos Jesko “normais”, um 5.0 V8 twin turbo com 1600 cv e 1500 Nm que surge associado à caixa de nove velocidades e… sete embraiagens(!) da Koenigsegg, o Jesko Absolut vale-se da aerodinâmica para sustentar as suas (grandes) ambições.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!
Koenigsegg Jesko Absolut

Aerodinâmica, a grande aliada do Jesko Absolut

Tal como te dissemos, a aerodinâmica é a grande aliada do Koenigsegg Jesko Absolut. Redesenhado por forma a aproximar-se o mais possível da forma “gota de água” (reconhecida como a mais eficaz em termos aerodinâmicos), o Jesko Absolut cresceu 85 mm face ao Jesko.

O resultado final de todos estes esforços foi um coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) de apenas 0,278 e uma superfície frontal de 1,88 m2.

Koenigsegg Jesko Absolut e Jesko
O peso em seco do Jesko Absolut é de apenas 1290 kg, menos 30 kg que o Jesko.

Ainda no campo aerodinâmico, o Jesko Absolut recebeu novas jantes traseiras e viu desaparecer a asa traseira, razão pela qual a downforce desceu dos 1400 kg para apenas 150 kg. Para assegurar a estabilidade a alta velocidade surgem no lugar da asa traseira duas “barbatanas”.

VÊ TAMBÉM: Já ouviste o motor do Koenigsegg Jesko?
Koenigsegg Jesko Absolut
A asa traseira foi substituída por duas “barbatanas”.

Para já o valor de velocidade máxima do Koenigsegg Jesko Absolut ainda é desconhecido, não tendo sido sequer testado, com a marca sueca a afirmar que está à espera de reunir as condições ideais (tal como aconteceu com o Agera RS) para o colocar à prova.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Volkswagen Passat W8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W