Cinco factos (que provavelmente não conheces) sobre o novo Ford Puma

Aos crossovers modernos não basta ter espaço para a família, motores competentes e uma extensa lista de equipamento. Hoje espera-se mais de um automóvel.

AdvertisementNão somos todos iguais. Será que os automóveis devem ser? A Ford acredita que carros devem ser uma extensão de nossa individualidade. Sem preconceitos nem concessões.

Foi por isso que os engenheiros do novo Ford Puma, para lá do espaço, conforto a bordo, lista de equipamento e motores modernos tentaram ir mais além.

Através de soluções simples — e de outras soluções mais tecnológicas — tentaram fazer do Ford Puma mais do que apenas um crossover. Vamos aos factos?

Facto 1. Luzes inspiradas no Ford GT

Onde é que eu já vi os faróis do Ford Puma? A resposta é: Ford GT.

O design do novo Ford Puma foi inspirado num dos modelos mais importantes da história da marca da oval azul, o Ford GT.

Um superdesportivo de altas prestações que emprestou ao Ford Puma a sua atitude. Não para enfrentar as pistas de corrida, mas sim as exigentes ruas das cidades.

De resto, as proporções crossover com uma altura ao solo mais elevada, permitem-lhe encarar os passeios sem receio.

Facto 2. Bagageira que podes lavar… com mangueira

Design não é apenas estilo. Também é função. Foi por isso que a Ford pensou em todos os detalhes para facilitar o teu dia a dia.

Queres carregar móveis? Os bancos recolhem. Queres ir de viagem? A bagageira tem 406 litros de capacidade máxima. Queres fazer surf sem molhar tudo? Até isso foi pensado.

Debaixo do piso da bagageira esconde-se a Ford MegaBox. Um compartimento pensado para transportar tudo aquilo que… não queres transportar mas tem de ser.

Fatos de surf molhados, os brinquedos sujos das crianças, as plantas lá de casa. Enfim, tudo aquilo que potencialmente pode sujar o teu carro está salvaguardado dentro da Ford MegaBox.

No final da viagem é só tirar a carga do compartimento, limpar tudo — até com água se quiseres — e continuar.

Lugares traseiros pensados para a família.

Facto 3. Motor eletrificado

Não é só o interior do Ford Puma que merece estar limpo e protegido. O meio ambiente também! É por isso que o Puma está equipado com uma gama de motores que vai dos 125 aos 155 cv, e que podem ser associados a um sistema mildhybrid com uma bateria de 48V.

O motor Ford EcoBoost de 1,0 litros foi galardoado seis vezes com o prémio International Engine of the Year.

Na versão mais potente, o Ford Puma é capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas 9 segundos e atingir os 208 km/h de velocidade máxima. E graças à tecnologia Ford EcoBoost Hybrid com uma bateria de 48V é possível alcançar consumos e emissões mais baixos mantendo a performance.

Facto 4. Segurança máxima

O novo Ford Puma tornou-se, recentemente, no oitavo modelo Ford a receber uma classificação de segurança 5 estrelas por parte da Euro NCAP — a autoridade Europeia independente que avalia a segurança dos automóveis.

Segurança máxima. As cinco estrelas nos testes EuroNCAP é classificação máxima que um automóvel pode alcançar.

Um resultado que só foi possível alcançar graças à estrutura pensada para absorver os impactos mais violentos. Mas porque melhor é mesmo evitar os acidentes, o Ford Puma está equipado com sistemas inteligentes de assistência à condução:

  • Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop & Go e Reconhecimento de Sinais de Velocidade;
  • Sistema de Detecção de Ângulo Morto (BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado e Limitador de Velocidade Inteligente;
  • Sistema de Estacionamento Automático;
  • Sistema de Manutenção em Faixa com Direcção Assistida Evasiva e Travagem Pós-Colisão;
  • Assistente de Pré-Colisão com Travagem Activa.
A Assistência de travagem de emergência foi concebida para reconhecer uma situação de pré-colisão e otimizar a pressão do sistema de travagem para proporcionar a máxima potência de paragem.

Facto 5. Sempre ligado

O Ford Puma está disponível com o modem FordPass Connect4. Este sistema proporciona um hotspot Wi-Fi LTE para até dez dispositivos e atualizações de trânsito em tempo real que são apresentadas diretamente no sistema de navegação.

O completo sistema de infotainment do Ford Puma.

O FordPass Connect torna-se ainda mais útil quando emparelhado através da aplicação FordPass. Podes por exemplo usar o telemóvel para localizar o Puma e trancá-lo e destrancá-lo remotamente.

É possível monitorizar o nível de combustível, a quilometragem e a pressão dos pneus e até receber alertas de estado do veículo diretamente no telemóvel.

Na base destes sistemas está o infotainment Ford SYNC 3. Um sistema avançado que permite controlar o telemóvel, a música e o sistema de navegação através de comandos de voz naturais.
Além disso, o SYNC 3 liga-se ao Apple CarPlay e ao Android Auto e, através do AppLink, podes aceder às principais aplicações do teu smartphone.

Este conteúdo é patrocinado porFord

Mais artigos em Branded Content