Notícias Nem o Audi Q3 escapou aos SUV “coupé”. Eis o novo Q3 Sportback

Apresentação

Nem o Audi Q3 escapou aos SUV “coupé”. Eis o novo Q3 Sportback

Depois de há um ano ter revelado o Q3, a Audi apresentou agora o Q3 Sportback. O objetivo do novo "SUV-Coupé" da Audi? Enfrentar o BMW X2.

A ofensiva SUV da Audi não dá tréguas e depois de ter dado a conhecer o Q3 há um ano e profundamente renovado o Q7, a marca alemã apresentou agora o Q3 Sportback, a versão “coupé” do Q3 e a resposta ao BMW X2— não se deveria chamar Q4? Para essa denominação, os planos são outros…

No exterior do Q3 Sportback o destaque vai para a linha de tejadilho, que agora desce de forma mais pronunciada em direção à traseira, garantindo o aspeto de SUV… “coupé” — que não é…

A nova linha de tejadilho retira 29 mm à altura do Q3 Sportback em relação ao Q3, é marginalmente mais comprido (+16 mm), mas mantém a mesma altura ao solo.

VÊ TAMBÉM: Porquê aquela janelinha no topo da capota do Nissan Murano CrossCabriolet?

Esteticamente, o Q3 Sportback conta com uma nova grelha dianteira, um spoiler, pára-choques exclusivos e vários detalhes que o fazem parecer mais largo que o Q3 (como os vincos sobre os guarda-lamas ou as aplicações em preto gloss).

Audi Q3 Sportback
Na dianteira para além dos novos pára-choques destaca-se a nova grelha.

No interior do Q3 Sportback as alterações foram muito poucas. Ainda assim, há a destacar a chegada do sistema “Car-to-X” que permite ao Q3 Sportback saber, por exemplo, quando os semáforos vão fechar e a integração do sistema de controlo de voz da Amazon conhecido como Alexa.

VÊ TAMBÉM: Renovação do Audi A4 traz S4 Diesel e versões mild-hybrid
Audi Q3 Sportback
No interior manteve-se praticamente tudo igual ao Q3.

Mild-hybrid a caminho

No capítulo dinâmico, o Q3 Sportback oferece, de série, direção progressiva de assistência variável, os já habituais modos de condução Audi drive select (ao todo são seis) e uma suspensão idêntica à do Q3 (pode ser equipado com uma suspensão desportiva como opção).

Ao nível das motorizações, inicialmente o Q3 Sportback vai contar com duas opções, uma a gasolina e outra Diesel. A oferta a gasolina vai assentar no 2.0 TFSI — 45 TFSI em linguagem Audi — na variante de 230 cv com caixa automática e sistema quattro. Já o Diesel será o 2.0 TDI —35 TDI — na variante de 150 cv com caixa automática e tração dianteira.

VÊ TAMBÉM: Renovado Opel Astra foca-se na eficiência e recebe novos motores

Para mais tarde estão previstas a chegada do sistema quattro e de uma caixa manual ao 35 TDI, de um motor de entrada de gama a gasolina associado a um sistema mild-hybrid de 48 V e ainda de um motor Diesel mais potente.

VÊ TAMBÉM: Depois do S6, S7 e SQ5, novo Audi SQ8 também aposta no Diesel

Quando é que chega?

A acompanhar o lançamento do Q3 Sportback vai estar disponível uma edição limitada com dois estilos distintos. Dependendo da cor escolhida esta é designada “edition one dew silver” ou “edition one mythos black” e oferece, por exemplo jantes de 20”, detalhes do nível de equipamento S Line e acabamentos exclusivos no interior.

VÊ TAMBÉM: É oficial. O Honda “e” vai ter espelhos retrovisores digitais
Audi Q3 Sportback
A bagageira manteve os 530 litros de capacidade.

O Q3 Sportback tem chegada aos mercados europeus prevista para o outono. Quanto aos preços, na Alemanha, a Audi vai pedir pelo 35 TDI S tronic 40 200 euros enquanto o 45 TFSI quattro S tronic vai estar disponível a partir de 46 200 euros.

Para já ainda não são conhecidos os preços do Q3 Sportback para Portugal nem quando é que chega ao nosso mercado.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Audi A2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo