Notícias Acabou. O último Volkswagen Beetle sai hoje da linha de produção

Fim de produção

Acabou. O último Volkswagen Beetle sai hoje da linha de produção

Há muito anunciado, o fim do Volkswagen Beetle chega hoje, com o último exemplar do icónico modelo a sair da linha de produção.

Volkswagen Beetle Final Edition

Depois de 81 anos e três gerações, o Volkswagen Beetle despede-se e, ao contrário do que aconteceu quando o original deixou de ser produzido em 2003, desta vez o adeus parece ser definitivo, com a marca alemã a não planear lançar uma quarta geração do modelo que, no fundo, a originou.

Ao longo de três gerações, o Beetle vendeu mais de 21,5 milhões de unidades, no entanto, é inegável que a mais bem sucedida de todas as interpretações do famoso “Carocha” foi a primeira de todas e cujas produção se estendeu entre 1938 e 2003.

Já a segunda geração, designada New Beetle surgiu em 1997, chegou a coexistir com a original, e prolongar-se-ia até 2011. Para trás, havia já deixado o motor traseiro refrigerado a ar adotando uma configuração mais “convencional” — derivava do Golf —, no entanto o sucesso esteve sempre bem longe daquele que o seu antecessor conheceu.

VÊ TAMBÉM: Renault Triber. O SUV compacto de sete lugares que tu não podes comprar
Volkswagen Beetle Final Edition 2019
A Final Edition marcou a despedida do Beetle.

O Beetle chega ao fim da linha

Por fim, a terceira geração, designada simplesmente Beetle, surgiu em 2011 assumindo um perfil menos arredondado numa tentativa de abandonar o aspeto “fofinho” que havia caracterizado o seu antecessor. Ainda assim, o sucesso ficou sempre aquém das expetativas e acabou por conduzir a um destino há muito anunciado.

A despedida do Beetle faz-se com a Final Edition à qual a última unidade produzida no México pertence e que viu a sua produção limitada a 5961 unidades, todas elas destinadas ao mercado norte-americano. Por falar nesta última unidade, esta tem como destino o museu da marca (tal como era de esperar).

VÊ TAMBÉM: Final Edition. Mitsubishi Pajero diz adeus ao mercado japonês

Quanto ao futuro, a Volkswagen não parece muito interessada em voltar a “embarcar” na onda revivalista inspirada no “Carocha”, nem mesmo em modo elétrico. Assim, as “baterias retro” da marca estão mais focadas no regresso da também icónica “Pão de Forma” desta vez em modo elétrico e antecipada pelo I.D. Buzz.

Sabe esta resposta?
Qual foi o tempo alcançado pelo Volkswagen ID.R na Goodwood Hillclimb?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen ID.R bate o recorde de Goodwood… duas vezes
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen ID.R bate o recorde de Goodwood… duas vezes