Notícias É oficial. Volkswagen Beetle não terá sucessor

Confirmado

É oficial. Volkswagen Beetle não terá sucessor

O futuro do Volkswagen Beetle, o "carocha", já estava em dúvida há algum tempo. Em Genebra surgiu a confirmação sobre o destino do modelo, vinda da própria Volkswagen.

Volkswagen Beetle

Frank Welsch, o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, foi quem confirmou que a atual geração do Volkswagen Beetle não terá um sucessor: “duas ou três gerações é o suficiente agora”, acrescentando que o “carocha” foi um automóvel “feito com a história em mente, mas não o podemos fazer cinco vezes e ter um novo novo novo Beetle”.

O Beetle é o único modelo no portfólio da marca de inspiração retro, pelo que o seu lugar será tomado dentro de alguns anos pela versão de produção do I.D. Buzz, o concept elétrico que recorda a Type 2, conhecida entre nós como Pão de Forma.

O Volkswagen Beetle está disponível em duas carroçarias — três portas e cabriolet —, com Welsch a confirmar que o descapotável será sucedido pelo já anunciado T-Roc com capota de lona em 2020. 

I.D. Buzz será o modelo “nostálgico”

O Volkswagen I.D. Buzz, apresentado como concept em 2017, evoca a Pão de Forma, e segundo Welsch, é graças ao facto de ser elétrico — recorre à plataforma MEB, dedicada a este tipo de veículos — que permitirá uma aproximação fiel às formas do Type 2 original.

Com a MEB, podemos fazer […] um veículo autêntico com a forma original, com o volante posicionado como no original. Não conseguimos fazer isso com um motor montado à frente. A forma que vêem no concept é realista.

Tivemos todos estes concepts do Microbus (Pão de Forma) no passado, mas eles tinham todos o motor à frente. A fisicalidade de o trazer à realidade sobre uma MQB ou PQ-qualquer coisa não funciona.

Resta agora esperar pela apresentação do modelo de produção, cuja produção já tinha sido confirmada durante o ano passado. Não foi anunciado, no entanto, quando é que o Volkswagen Beetle cessa a sua produção.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia anunciada para o Volkswagen I.D. Vizzion, apresentado no Salão de Genebra em 2018?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen I.D. Vizzion. Rival do Tesla Model S a caminho?