Notícias Model 3, Scala, Classe B, GLE, Ceed e 3 Crossback. Quão seguros são?

Euro NCAP

Model 3, Scala, Classe B, GLE, Ceed e 3 Crossback. Quão seguros são?

Tesla Model 3, Skoda Scala, Mercedes-Benz Classe B e GLE, Kia Ceed e DS 3 Crossback foram testados pelo Euro NCAP. Como se comportaram?

Tesla Model 3

Nesta nova ronda de testes de colisão e segurança do Euro NCAP, destaque para o Tesla Model 3, um dos carros sensação dos últimos anos. Não é uma novidade absoluta, com a sua comercialização a ter-se iniciado em 2017, mas só este ano vimo-lo a chegar à Europa.

É, talvez, o carro que mais interesse tem gerado nos últimos anos, daí que, dada a oportunidade para o poder devidamente destruir para saber o quanto nos pode proteger, a Euro NCAP não a desperdiçou.

O elétrico tem gerado um interesse massivo desde que foi anunciado, pelo que seria de esperar que surgisse nas rondas de testes do Euro NCAP. Apesar de algumas diferenças nos testes e critérios, o Tesla Model 3 já tinha garantido excelentes resultados nos testes norte-americanos, pelo que não estaríamos à espera de surpresas desagradáveis neste lado do Atlântico.

RELACIONADO: Sete magníficos? Euro NCAP testa e-tron, Mazda3, Clio, UX, Corolla, RAV4 e T-Cross

Assim, não é de espantar os excelentes resultados conseguidos pelo Model 3 — aqui na versão Long Range com duas rodas motrizes — nos vários testes efetuados, atingindo notas elevadas em todos eles.

O destaque, no entanto, vai para os resultados conseguidos nos testes aos assistentes de segurança, nomeadamente a travagem autónoma de emergência e manutenção na faixa de rodagem. O Tesla Model 3 superou-os facilmente e passou a deter a classificação mais elevada de sempre desde que a Euro NCAP introduziu este tipo de teste, alcançando um valor de 94%.

VÊ TAMBÉM: Tesla Model 3 enfrenta o teste do alce. Prova superada?

Cinco estrelas

Previsivelmente, o Model 3 conseguiu cinco estrelas na classificação geral, mas não foi o único. Dos seis modelos testados, também o Skoda Scala e os Mercedes-Benz Classe B e GLE atingiram as cinco estrelas.

Skoda Scala
Skoda Scala

O Skoda Scala destaca-se pela homogeneidade elevada em todos os resultados, apenas não conseguindo superiorizar-se ao Model 3 nos testes relativos aos assistentes de segurança.

Ambos os Mercedes-Benz, apesar das tipologias e massas distintas, conseguiram notas igualmente elevadas nos vários testes. Ressalva, no entanto, para o teste relativo à manutenção na faixa de rodagem, onde ambos acusaram uma pontuação menos positiva.

RELACIONADO: DS 3 Crossback E-TENSE já tem preços. E o 7 Crossback E-TENSE 4X4 também

Quatro estrelas de série, cinco opcionais

Por fim, o Kia Ceed e DS 3 Crossback ficaram um pouco abaixo dos outros modelos testados, ao conseguirem quatro estrelas. Tal deve-se, unicamente, à ausência no equipamento de série dos assistentes à condução que encontramos de série nas outras propostas. Ou seja, equipamentos como alerta de colisão frontal com deteção de peões e/ou ciclistas ou até travagem autónoma de emergência (DS 3 Crossback), têm de ser adquiridos à parte, nos vários pacotes de equipamento de segurança disponíveis.

Kia Ceed
Kia Ceed

Quando devidamente equipados, tanto o DS 3 Crossback como o Kia Ceed não têm problemas em atingir as cinco estrelas como vemos nos restantes modelos em teste.

DS 3 Crossback
DS 3 Crossback

Sabe esta resposta?
A típica grelha em ferradura da Bugatti começou por ter a forma de um…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti. Grelha em forma de ferradura afinal é um… ovo