Notícias Skoda Scala G-TEC. Porque nem só a gasolina e gasóleo se faz a combustão

Apresentação

Skoda Scala G-TEC. Porque nem só a gasolina e gasóleo se faz a combustão

Depois da SEAT, também a Skoda decidiu apostar no GNC. A prová-lo está o novo Scala G-TEC, uma alternativa ao Diesel e à gasolina.

Skoda Scala G-TEC

Ao que parece, a Skoda está apostada em arranjar alternativas ao Diesel e à gasolina. Senão vejamos, depois de ter revelado o seu primeiro modelo elétrico (o Citigo-e iV), a marca checa apresentou agora mais uma alternativa aos combustíveis “tradicionais”: a versão a GNC do Scala, designada G-TEC.

Ao contrário do que acontece com o seu “primo espanhol”, o SEAT Leon TGI Evo, o Scala G-TEC não recorre a um motor de 1.5 l de quatro cilindros e 130 cv mas sim a um bem mais pequeno 1.0 l de três cilindros turbo de 90 cv e 160 Nm associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Equipado com três tanques de GNC e um pequeno tanque de gasolina com apenas nove litros de capacidade, o Scala G-TEC é capaz de percorrer 410 km apenas com GNC sendo que, quando este acaba, a transição para o uso de gasolina é feita automaticamente. Tudo isto permite uma autonomia total a rondar os 630 km.

VÊ TAMBÉM: 5 dicas para cuidares bem do teu turbo
Skoda Scala G-TEC
Os três tanques de GNC surgem debaixo dos bancos traseiros e no chão do Scala.

As vantagens do GNC

Segundo a Skoda, as principais vantagens do uso de GNC são ambientais. O 1.0 l vê as emissões de CO2 reduzidas em cerca de 25% ao consumir GNC. Para além disso, também as emissões de NOx são reduzidas com o uso de GNC não havendo quaisquer emissões de partículas.

A Skoda vai disponibilizar o Scala G-TEC nos níveis de equipamento Active, Ambition e Style sendo que, de série, o modelo checo vai oferecer equipamentos como os Lane Assist e Front Assist ou faróis LED. Apesar da instalação dos tanques de GNC, o Scala oferece uma bagageira com 339 l, uma referência face aos modelos a GNC do segmento.

VÊ TAMBÉM: Ao volante dos novos mil turbo do Nissan Micra
Skoda Scala G-TEC
Face aos Scala “normais” as diferenças deste G-TEC são praticamente nulas, resumindo-se ao pequeno (e discreto) emblema na tampa da bagageira.

Com chegada ao mercado prevista para o quarto trimestre de 2019, ainda não se sabe se o Scala G-TEC será vendido em Portugal. No entanto é pouco provável que assim seja, principalmente se tivermos em conta a limitada rede de abastecimento nacional.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Skoda Kodiaq RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço