Chega em setembro
Ao volante da Opel Zafira Life. A evolução da espécie?
Não podia ser mais distinta que as suas antecessoras. A Zafira Life é, segundo a Opel, o resultado de 20 anos de evolução. Fomos à Alemanha conhecê-la.

Vinte anos e cerca de 2,7 milhões de unidades depois, a Opel Zafira conhece um novo capítulo na sua existência. Na base desta transformação radical, a marca alemã aponta uma só razão: a queda das vendas dos monovolumes (cerca de 59% desde 2014) obrigou a reinventar o modelo.
Para trás ficaram as dimensões compactas, a identidade bem definida dentro da gama e até um certo foco nas qualidades dinâmicas (afinal de contas a primeira geração teve uma mãozinha da Porsche e a segunda ainda é o monovolume mais rápido no Nürburgring) dando lugar a um modelo de carácter mais prático, passando a Zafira a derivar de… um comercial!
Designada Zafira Life, a quarta geração do monovolume germânico não esconde a familiaridade não só com os seus “primos” franceses e nipónico (os Citroën Spacetourer, Peugeot Traveller e Toyota Proace Verso) como com a sua “irmã trabalhadora”, a nova Vívaro, algo que leva muitos a questionarem até que ponto a aplicação do Zafira ainda faz sentido.
VÊ TAMBÉM: Foi há 30 anos que a Opel equipou todos os seus modelos com catalisador
Uma Zafira Life, três tamanhos distintos
Tal como acontece com os modelos comerciais, também a Zafira Life vai estar disponível em três variantes com comprimentos diferentes.
A “pequena” mede 4,60 m (cerca de 10 cm a menos que atual Zafira), a “média” chega até aos 4,95 m enquanto a “grande” se apresenta com 5,30 m de comprimento. Comum a todas é a capacidade de transportar até nove passageiros.
VÊ TAMBÉM: Oficial. Puma é o nome do novo crossover da Ford
Motores? Para já só há Diesel…
Em termos de motorizações, a Zafira Life só vai contar com opções Diesel (mais uma prova das origens “profissionais” do modelo). Assim, a gama é composta por duas motorizações, de 1.5 l e 2.0 l, ambos disponíveis em dois níveis de potência.
Sempre associado a uma caixa manual de seis velocidades, o 1.5 l apresenta-se com 102 cv e 270 Nm de binário na versão menos potente e com 120 cv e 300 Nm na versão mais potente. Em termos de consumos, a variante de 102 cv oferece valores entre os 6,1 e os 7,2 l/100 km enquanto na de 120 cv estes se ficam entre os 6,0 e os 7,2 l/100 km.
VÊ TAMBÉM: Testámos o Skoda Karoq 1.0 TSI: será que o Diesel faz falta?
Já o motor de 2.0 l está disponível nas variantes de 150 cv e 370 Nm e de 177 cv com 400 Nm. A primeira surge associada a uma transmissão manual de seis velocidades e oferece consumos entre os 6,8 e os 8,0 l/100 km. Já a versão mais potente só pode ser associada a uma caixa automática de oito velocidades e oferece consumos entre os 7,0 e os 8,1 l/100 km.
Para 2021 está prevista a chegada de uma inédita versão elétrica. Apesar de já ter data de chegada marcada, a Opel ainda não divulgou quaisquer dados técnicos acerca desta versão.
VÊ TAMBÉM: Land Rover Discovery. Isto sim, é um verdadeiro SUVAo volante da Zafira Life
Uma vez sentados aos comandos da Zafira Life, é impossível não reparar nas origens “profissionais” desta quarta geração do monovolume, logo a começar pelos materiais usados no habitáculo, todos eles duros, mais adequados ao uso intensivo que estes veículos costumam ter. Ainda assim, a montagem apresenta-se em bom plano, tal como a ergonomia.
VÊ TAMBÉM: Este é o novo Opel Corsa. Especificações e imagens da versão 100% elétrica
A posição de condução é típica de furgão, algo que é imediatamente denunciado pela colocação do travão de mão (manual) muito em baixo e ainda pelo facto de viajarmos no “primeiro andar”. Apesar destes fatores, é fácil encontrar uma posição de condução confortável.
Fácil de conduzir, com uma boa visibilidade (muito graças à grande superfície vidrada) e confortável, a Zafira Life deixou, definitivamente, o foco dinâmico das antecessoras para trás, acusando o peso e o elevado centro de gravidade quando chega as curvas, isto apesar de se manter sempre previsível e segura.
VÊ TAMBÉM: Quais os carros que oferecem as melhores experiências de condução até 25 mil euros?A versão que testámos contava com caixa automática de oito velocidades e o motor mais potente da gama, o 2.0 Diesel na versão de 177 cv. O que te podemos dizer é que este conjunto permite não só uma condução relaxada (e relativamente económica com os consumos anunciados a confirmarem-se) como oferece prestações de bom nível à Zafira Life.
Nota ainda para as versões 4×4 que tivemos também oportunidade de testar. Resultado do trabalho da empresa francesa Dangel, o que te podemos dizer é que é pena que não venham para cá (podes agradecer às nossas portagens). Realmente versáteis em fora de estrada, seriam a companhia ideal para famílias mais aventureiras.
VÊ TAMBÉM: Testámos o Renault Scénic 1.3 tCe: já não é moda, mas ainda tem argumentos?
Segurança em alta
Apesar de derivar de um modelo comercial, a Zafira Life não descurou a segurança. Assim, esta conta com uma série de sistemas de segurança e ajuda à condução como cruise control adaptativo, sistema de travagem de emergência, sistema de manutenção na faixa de rodagem e ainda um sistema de alerta de cansaço do condutor.
VÊ TAMBÉM: Não sabes como te sentar corretamente ao volante? A Jaguar explica
A ajudar o condutor encontramos ainda o sistema IntelliGrip que permite melhorar a tração em pisos mais difíceis.
VÊ TAMBÉM: Grandland X Hybrid4. SUV híbrido plug-in é o mais potente dos Opel à vendaConclusão
Com o mercado dos monovolumes em queda há já vários anos, as marcas que ainda apostavam neste tipo de formato têm sido obrigadas a assumir uma de duas posições: ou abandonam por completo o formato ou reinventam-no.
Ora a Opel decidiu seguir a segunda opção e para manter o nome Zafira vivo, a única solução era a de torná-la na versão de passageiros do seu comercial, a Vívaro. O resultado é um modelo versátil, confortável e ideal para famílias numerosas ou serviços de shuttle mas que não esconde a vocação comercial que lhe serviu de base.
O nome Zafira merecia melhor destino? Sem dúvida que sim, sem descrédito paras as qualidades desta proposta que ficámos a conhecer.
Com chegada das primeiras unidades prevista para setembro, ainda não são conhecidos os preços da gama Zafira Life em Portugal nem quando é que as encomendas irão abrir.
Primeiras impressões
Espaço
Versatilidade
Conforto
Qualidade dos materiais
Proximidade à versão comercial
Data de comercialização: Setembro 2019
Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o Opel Calibra?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Lembras-te deste? Opel Calibra, esculpido pelo ventoEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Lembras-te deste? Opel Calibra, esculpido pelo ventoMais artigos em Testes, Primeiro Contacto
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL