Notícias O adeus aos monovolumes da BMW? Parece que sim

Indústria

O adeus aos monovolumes da BMW? Parece que sim

Os BMW Série 2 Active Tourer e Série 2 Gran Tourer, apesar do relativo sucesso, não deverão passar desta primeira geração.

BMW Série 2 Gran Tourer

A queda dos monovolumes é inversamente proporcional à ascensão dos SUV e Crossover, pelo que já não ficamos surpreendidos com anúncios como este: a BMW não pondera substituir os Série 2 Active Tourer e Série 2 Gran Tourer por uma nova geração.

Os dois MPV, de cinco e sete lugares, cumpriram o seu papel em trazer novos clientes para a marca, e até atingiram um volume de vendas digno de registo, ultrapassando as 100 mil unidades em 2016. No entanto, em 2018 ficaram-se pelas 61 mil, e no primeiro trimestre deste ano, as vendas estão a cair 29%.

São más notícias não só para o Série 2 Active Tourer e Série 2 Gran Tourer como para todo o segmento, que está a contrair também ao ritmo de 29% no primeiro trimestre de 2019. Não nos surpreende a relutância em voltar a apostar numa nova geração…

VÊ TAMBÉM: Agora com quatro portas. Eis o BMW Série 8 Gran Coupe
BMW Série 2 Active Tourer

O anúncio foi feito por Peter Henrich, vice-presidente da gestão do produto, à Autocar. “ fizeram um trabalho excelente em trazer novos clientes para a nossa marca, “no centro do que a nossa marca significa”.

E o que a marca significa, aparentemente, tem tudo a ver com SUV. Como Henrich afirma “nós vamos ver como passar os clientes dos Gran Tourer para os nossos SUV”.

BMW Série 2 Gran Tourer

Se a passagem de clientes do Série 2 Active Tourer para os SUV da marca como o X1 até parece exequível — mesma plataforma e motores, e mesmo número de lugares —, no caso do Série 2 Gran Tourer, com sete lugares, poderá ser mais difícil. Os únicos modelos da BMW com sete lugares são os bem maiores e mais caros X5 e o novo X7.

Poderá o BMW X1 conhecer uma variante de sete lugares no futuro, quando conhecesse uma nova geração? Não apostaríamos contra — veja-se o caso do novo Mercedes-Benz GLB e não seria de admirar que a BMW seguisse os passos da arquirrival.

Fonte: Autocar.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do BMW Z4 M40i… nos EUA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo BMW Z4 M40i com 340 cv na Europa, mas 387 cv nos EUA