Notícias Novo BMW Z4 M40i com 340 cv na Europa, mas 387 cv nos EUA

Pebble Beach Concours d'Elegance 2018

Novo BMW Z4 M40i com 340 cv na Europa, mas 387 cv nos EUA

Como fora prometido, Pebble Beach assiste ao regresso do novo BMW Z4, mas agora na sua versão de produção, aqui no sabor M40i, a versão mais potente.

O novo BMW Z4 regressa a Pebble Beach, não como concept (apresentado o ano passado), mas na sua versão final de produção. Após a divulgação das primeiras imagens a semana passada, a marca alemã levou até ao Concurso de Elegância, aquela que é, para já, a versão mais potente do novo roadster.

Esta terceira geração (G29) destaca-se, relativamente à predecessora, por regressar à capota de “lona”, mantendo o acionamento elétrico. E claro, por ter sido desenvolvida em conjunto com a Toyota, que derivará desta clássica arquitetura — motor dianteiro longitudinal e tração traseira —, o novo Supra.

EUA têm Z4 com quase 50 cv mais…

O BMW Z4 M40i, aqui na sua First Edition (Primeira Edição), vem equipado com o motor B58 — seis cilindros em linha, turbo do tipo twin scroll, e 3.0 l de capacidade —, capaz de debitar 387 cv… nos EUA. Na Europa o mesmo motor debita “apenas” 340 cv… Consequências do mais exigente WLTP…

VÊ TAMBÉM: Obrigado EUA, pela caixa manual no BMW M2

Diferenças que deveremos ver de forma mais regular nos próximos tempos nos modelos comercializados nos dois lados do Atlântico.

O straight-six é acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, o que permite aos europeus 340 cv atingir os 100 km/h em apenas 4,6s e mesmo assim anunciar consumos bastante razoáveis, considerando o “poder de fogo” disponível:  7,1 a 7,4 l/100 km (emissões de 162-168 g/km).

Se o design e estilo deste roadster tem gerado bastantes reações e discussões — nem sempre as mais positivas —, por baixo da pele, o novo BMW Z4 M40i promete uma dinâmica exemplar e ágil. A BMW M Performance destaca o baixo centro de gravidade, a distribuição de peso 50:50, a suspensão desportiva, os amortecedores de controlo eletrónico, o diferencial traseiro M Sport e o sistema travagem também M Sport.

First Edition

O BMW Z4 M40i First Edition, como edição especial e limitada que é, recebe uma atenção extra na sua apresentação. Destaca-se a pintura Frozen Orange (laranja) combinada com a capota em antracite com efeitos prateados, e ainda com acentos BMW Individual High Gloss Shadow Line, retrovisores a preto e jantes bicolores de 19″. Ainda no exterior, são visíveis as óticas LED com função matrix para os máximos.

No interior encontramos revestimentos em pele preta Vernasca com pespontos decorativos, bancos de regulação elétrica e com memória, luz ambiente e um sistema de som Harman Kardon Surround Sound System. Encontra-se presente também o head-up display — uma estreia no universo dos roadsters —, e o BMW Live Cockpit Professional.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Mais novidades brevemente

Se Pebble Beach foi o palco escolhido para a primeira revelação do novo BMW Z4, teremos de esperar pelo próximo dia 19 de setembro para conhecer todos os pormenores desta nova geração, nomeadamente, as restantes motorizações, tecnologias e equipamentos.

A apresentação pública ocorrerá no próximo Salão de Paris, que abre portas a 4 de outubro próximo, com a comercialização mundial a ocorrer apenas na primavera de 2019.