Notícias Família SUV da Skoda ficou maior em Genebra com o novo Kamiq

Salão de Genebra 2019

Família SUV da Skoda ficou maior em Genebra com o novo Kamiq

O novo Skoda Kamiq é a mais recente adição à crescente família de SUV da marca. Primeiro contacto com o novo modelo no Salão de Genebra 2019.

Skoda Kamiq, Genebra 2019
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Após uma extensa campanha de teasers, finalmente encontramos-nos no Salão de Genebra 2019 com o novo Skoda Kamiq, o mais pequeno SUV da marca checa. E como perceberão, não é assim tão pequeno como isso.

Não só é maior do que os “irmãos” Arona e T-Cross, como é também mais comprido do que o Volkswagen T-Roc, por exemplo. Não admira que a Skoda anuncie cotas de habitabilidade referenciais para o segmento, algo comum no historial da marca.

Por fora, o ar de família é óbvio, inspirando-se nos maiores Karoq e Kodiaq, mas o novo Skoda Kamiq não deixa de ter a sua própria identidade. Esta é visível, sobretudo, na solução bipartida para as óticas dianteiras, que separa as DRL ou luzes diurnas (colocadas acima), dos médios e máximos (colocados abaixo das DRL)

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Skoda Kamiq 2019
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Por dentro do Skoda Kamiq

O interior, por outro lado, é decalcado do outro novo modelo da marca presente em Genebra, o Skoda Scala. No entanto, este novo interior distancia-se dos restantes Skoda, com o reposicionamento de alguns elementos — saídas de ventilação e sistema de info-entretenimento — e uma maior predominância de linhas horizontais.

Sendo um Skoda, observamos uma disposição lógica dos comandos, prevendo-se facilidade de uso, incluíndo o do sistema de info-entretenimento — existem três opções, compostas por ecrãs táteis de 6,5″, 8″ e 9,2″.  Tal como no Scala, também o Kamiq poderá ter um painel de instrumentos 100% digital, composto por um ecrã de 10,25″.

Skoda Kamiq
O tablier do Kamiq é dominado pelo ecrã de infotainment (com 9,2” na versão Amundsen) e que permitiu abdicar de vários comandos físicos.
RELACIONADO: Este é o interior do Skoda Kamiq. Onde é que já o vimos?

Cinco motores

O novo “baby-SUV” da Skoda partilha também com o Scala as motorizações: três a gasolina, uma Diesel e ainda uma a gás natural. Estas englobam o 1.0 TSI com dois patamares de potência, o 1.5 TSI  (com desativação dos cilindros), o 1.6 TDI, e por fim, uma variante do 1.0 TSI a gás natural.

Skoda Kamiq 2019
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

De momento não é possível avançar com uma data para o início da sua comercialização nem com preços.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o mais potente Skoda Kodiaq?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço