Notícias “Imagine by Kia”. Como reinventar a berlina de três volumes

Salão de Genebra 2019

“Imagine by Kia”. Como reinventar a berlina de três volumes

O Kia "Imagine by Kia" antevê o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente para ser elétrico e também quer reinventar a berlina de três volumes.

Kia "Imagine by Kia"
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

No Salão de Genebra 2019 vimos o reforçar da ofensiva eletrificada da Kia. A nova geração do Soul passou a ser apenas e-Soul, abdicando dos motores de combustão na Europa, e o Niro surgiu renovado, com as variantes híbridas a receberem o mesmo tipo de atualizações do e-Niro, 100% elétrico.

Ainda houve espaço para mais uma novidade, o curiosamente denominado “Imagine by Kia”, um concept car que, na realidade, não está assim tão longe da… realidade.

O “Imagine by Kia” antevê um novo modelo de produção. Será o primeiro Kia desenvolvido exclusivamente para ser elétrico, assente sobre uma plataforma dedicada. Apesar de 100% elétrico, quer ser também um novo tipo de híbrido…

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Kia "Imagine by Kia"
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Reinventar a mais clássica das tipologias

Híbrido não no sentido da motorização, mas na tipologia, um cruzamento de várias espécies automóveis. De acordo com a marca, trata-se de um sedan (berlina de três volumes), mas é inegável a influência SUV, crossovers e até coupé na apreciação das suas características físicas…

Não é o primeiro a seguir esta via. No Salão de Genebra 2019 vimos também o Polestar 2, de conceito idêntico — berlina de três volumes com distância ao solo acrescida e 100% elétrico —, e em janeiro, no Salão de Detroit, vimos o também sedan sobreelevado Nissan IMS.

Porquê esta necessidade de reinventar a berlina de três volumes, o clássico sedan? Esta tipologia tem sido uma das que mais tem sofrido comercialmente com a invasão SUV, independentemente do mercado que falamos, ao ponto de, em alguns mercados, os construtores já as nem considerarem para futuros desenvolvimentos, como vimos na FCA e Ford.

Será este cruzamento genético a solução? Teremos de aguardar…

Kia "Imagine by Kia"
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel
RELACIONADO: Kia aposta forte na eletrificação com novo e-Soul e o renovado Niro

Disruptor?

No caso do “Imagine by Kia”, teremos de aguardar até 2021, data prevista para a chegada da versão de produção, avançada em declarações à Autocar pela Kia.

Quando chegar, de acordo com Gregory Guillaume, Vice Presidente de Design da Kia Motors Europe, será posicionado no segmento C, como as suas declarações o afirmam:

É um carro de grandes dimensões para o segmento C — um tamanho incrivelmente popular na Europa —, mas as únicas coisas a que se agarra são os valores da marca Kia. Parece algo familiar, mas é algo inteiramente novo. O que penso dele é que não se integra em nenhuma categoria, será um disruptor — é familiar e compreensível, mas ao mesmo tempo progressivo e novo.

Por fora, temos contornos que o aproximam ao mundo dos sedan, ainda que o seu perfil assemelhe-se mais a um fastback, contrastando com as enormes rodas — Goodyear 255/35 R22 Intelligrip EV específicos para a ocasião —, mais indicadas para um SUV de grandes dimensões.

Destaque para o uso da iluminação, com o “nariz de tigre” definido por uma fita LED, a estender-se a toda a largura da frente, o que levou os designers a chamar-lhe de “máscara do tigre”, justificando-a por não haver necessidade de uma grelha, como nos seus modelos com motor térmico.

21 ecrãs(!)

Acedendo ao arejado interior, as vantagens da plataforma elétrica são evidentes, com o “Imagine by Kia” a apresentar um fundo plano e muito espaço para os quatro ocupantes, num ambiente de cores claras. No entanto, o destaque vai para o tablier, ao integrar 21 écrãs sim, leram bem…

Kia "Imagine by Kia"

Como podemos ver, os 21 ecrãs ocupam toda a largura do tablier, com a sua disposição a mudar de um posicionamento vertical para um horizontal, da direita para a esquerda. Porquê tantos ecrãs?

Ralph Kluge, diretor geral do design de interiores da Kia Motors Europe, responde:

Estes 21 incrivelmente finos ecrãs são uma resposta humorística e irreverente à competição que vemos entre construtores automóveis para ver qual é capaz de produzir o carro com o maior ecrã.

Sem dúvida que captou a atenção de todos, até a nossa…

Sabe esta resposta?
Qual o nome da Shooting Brake da Kia
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia ProCeed apresentado. O rival coreano do Mercedes-Benz CLA Shooting Brake