Notícias Teste do Alce. Ford Focus tão rápido como o McLaren 675 LT e o Audi R8

Teste do Alce

Teste do Alce. Ford Focus tão rápido como o McLaren 675 LT e o Audi R8

O Ford Focus foi posto à prova no teste do alce e o resultado alcançado surpreendeu. É verdade que não chegou para um novo recorde, mas andou lá perto.

Ford Focus teste do alce

O site espanhol Km77 pôs à prova o novo Ford Focus e o modelo da marca da oval azul conseguiu ultrapassar o teste a 83 km/h, um valor impressionante. Quem é que disse que para conseguir um bom resultado no teste do alce é preciso um esquema de suspensão muito evoluído?

A unidade testada, um Focus 1.0 EcoBoost, não contava com a suspensão traseira do tipo multilink, que equipa as versões mais potentes do novo modelo, mas sim a mais simples suspensão traseira de barras de torção, o que torna este resultado ainda mais impressionante.

A passagem, com sucesso — sem deitar nenhum cone abaixo —, a 83 km/h é um valor mesmo muito bom. Para teres uma ideia, esta velocidade foi a mesma que o McLaren 675LT e o Audi R8 V10 alcançaram no mesmo teste.

VÊ TAMBÉM: Culpem a China pelo design do novo Ford Focus

Clube dos 80 km/h

Com este resultado, o Ford Focus junta-se ao restrito clube dos “80 km/h”, onde se encontram todos os modelos que conseguiram atingir os 80 km/h ou mais neste teste. Neste grupo encontram-se, para além do McLaren e do Audi, algumas surpresas como o Nissan X-Trail dCi 130 4×4 (o único SUV que conseguiu cumprir o teste a 80 km/h).

No entanto, o recorde de velocidade no teste do alce pertence ainda a um carro de… 1999. Sim, só o Citroën Xantia V6 Activa, até hoje, conseguiu fazer melhor ao atingir os 85 km/h — graças à milagrosa suspensão Hydractive.

O teste do Ford Focus

Na primeira tentativa, o piloto de testes do site espanhol, sem conhecer as reações do carro às violentas transferências de massa, conseguiu alcançar facilmente os 77 km/h, provando a previsibilidade das reações do Focus.

Já na melhor tentativa, a tal dos 83 km/h, nota-se uma ligeira subviragem e é ainda possível observar o momento em que o controlo de estabilidade entra em ação (assinalado pelo acionamento das luzes de travagem). No entanto, de acordo com a equipa do Km77, a ação do controlo de estabilidade é subtil e precisa.

Por fim, o Ford Focus foi ainda posto à prova num teste de slalom, que cumpriu a uma velocidade na casa dos 70 km/h, sendo que os pneus, uns Michelin Pilot Sport 4, apenas começaram a mostrar desgaste na fase final do teste.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Ford Focus RS Mk2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto