Notícias Tuareg, o Ford Fiesta que queria ser um SUV… há 40 anos

Arranque a Frio

Tuareg, o Ford Fiesta que queria ser um SUV… há 40 anos

Num mundo infestado de crossover e SUV, até os modelos mais compactos são agora "aventureiros". Mas como o Ford Fiesta Tuareg de 1979 prova, não é uma invenção de agora.

Ford Fiesta Tuareg 1979

Em 1979, no Salão de Genebra, a Ford revelava o Fiesta Tuaregnão confundir com Touareg —, um protótipo a mostrar a veia “aventureira” do primeiro Fiesta.

Impressiona como este protótipo antecipou a receita, há 40 anos, dos crossover e SUV compactos que populam hoje as nossas estradas — efetivamente utilitários com “armaduras” em plástico e altura ao solo acrescida, emulando os SUV que querem ser.

A suspensão do Fiesta Tuareg foi elevada e reforçada, as vias foram alargadas e os pneus off-road Goodyear Terra de 26″ revelam o seu propósito. A Ghia, parceira neste projeto, rematou visualmente o conjunto.

A “armadura” tinha, algo confusamente, uma tónica desportiva — enorme spoiler dianteiro e saias pronunciadas — mas o resto gritava off-road: teto estendido (mais espaço); bagageira a abrir em duas partes, como no Range Rover; tubos em aço em vez de pára-choques; barras no teto e até um conjunto de luzes suplementares.

Apesar do aspeto, como acontece com a maioria dos pequenos crossover e SUV atuais, o Ford Fiesta Tuareg tem apenas tração às duas, limitando as aventuras em que se podia intrometer. Tal e qual hoje em dia. Um antecessor conceptual dos Fiesta Active e EcoSport?

RELACIONADO: Ford EcoSport aproxima-se, finalmente, do mercado europeu

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quem venceu o Rali Dakar em 2018?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Adivinhem quem ganhou o Dakar 2018…
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Adivinhem quem ganhou o Dakar 2018…