Apresentação

Finalmente revelado. Os cinco principais destaques do novo Ford Focus

Vinte anos depois do lançamento do primeiro Ford Focus, foi hoje apresentado o novo Ford Focus (4ª geração). Segundo a marca, o novo Ford Focus foi desenvolvido de raíz e é o "mais completo e competente de sempre em termos técnicos".

A Ford fez hoje a estreia mundial ao público do novo Ford Focus (4ª geração). Um modelo que volta a apostar forte nos conteúdos tecnológicos e nos sistemas de apoio à condução. Neste artigo vamos conhecer os cinco principais destaques do novo Ford Focus, apresentado nos formatos berlina (hatchback) de cinco portas, carrinha (Station Wagon) e berlina de quatro portas (Sedan) — este último não deverá chegar ao mercado nacional.

Quanto a versões, à semelhança do que já acontece com o novo Ford Fiesta, a gama do novo Ford Focus terá disponível as seguintes versões e níveis de equipamento: Trend (acesso à gama), Titanium (nível intermédio), ST-Line (mais desportivo), Vignale (mais sofisticado) e Active (mais aventureiro).

novo ford focus 2018
A família completa.

Feita esta breve apresentação, vamos aos principais destaques do novo Ford Focus: Design, interior, plataforma, tecnologia e motores.

Design: centrado no ser humano

Segundo a Ford, o novo Ford Focus marca uma evolução na linguagem de design da marca e foi concebida para oferecer uma experiência de utilização “centrada no ser humano”. Motivo pelo qual os engenheiros da marca dedicaram parte do seu trabalho à procura de soluções de funcionalidade.

Faz swipe na galeria de imagens:

Face à geração atual, o novo Ford Focus apresenta uma silhueta mais dinâmica, fruto do posicionamento mais recuado dos pilares A e do próprio habitáculo, do aumento da distância entre eixos em 53 mm, da possibilidade de adoção de jantes de maior dimensão, e da frente e da dianteira totalmente redesenhada.

Sem perder os ares de família, a grelha de generosas dimensões com o formato que a Ford nos tem vindo a habituar, insere-se agora de forma mais contundente entre os grupos ópticos horizontais, que tal como as luzes traseiras, encontram-se posicionados nos limites da carroçaria para realçar a largura do veículo e aumentar a percepção de dinamismo.

Interior: upgrade no novo Ford Focus

Tal como o exterior, também o interior obedeceu à filosofia de design centrada no ser humano.

A Ford afirma ter feito um upgrade não só no design do interior, através de linhas mais simples e superfícies mais integradas, mas também na qualidade dos materiais.

novo ford focus 2018
O interior do novo Ford Focus (versão Active).

As zonas onde tradicionalmente confluem diferentes estruturas e materiais, simplesmente desapareceram.

Para aumentar a sensação de requinte a Ford foi ainda buscar inspiração ao mundo da joalharia. Uma inspiração patente nos revestimentos das portas e nas saídas da ventilação adornadas com pormenores decorativos em vidro polido e acabamentos escovados.

Faz swipe na galeria de imagens:

Nas versões Vignale, destacam-se os acabamentos com efeito de madeira de grão fino e o couro premium, enquanto as versões ST-Line apresentam acabamentos desportivos com efeitos de fibra de carbono e costuras a vermelho; por sua vez, as versões Active distinguem-se por materiais e texturas mais robustos.

Plataforma totalmente nova

Quando foi lançado à 20 anos, um dos destaques da primeira geração do Ford Focus era a competência do seu chassis, desenvolvido sob orientação de Richard Parry Jones.

Hoje, 20 anos depois, a Ford volta apostar forte neste campo.

O novo Focus é o primeiro veículo globalmente desenvolvido com base na nova plataforma C2 da Ford. Esta plataforma foi concebida para garantir níveis de segurança superiores e oferecer mais espaço interior aos modelos do segmento médio da marca, sem causar impactos negativos nas dimensões exteriores, bem como melhorar significativamente a aerodinâmica com vista à redução dos consumos.

Em comparação com o Focus anterior, o espaço ao nível dos joelhos foi aumentado em mais de 50 mm, totalizando agora 81 mm — um valor que segundo a Ford, é o melhor da classe. Também o espaço ao nível dos ombros foi aumentado em quase 60 mm.

Sabias que...
Desde a primeira geração Focus em 1998, a Ford já vendeu perto de 7 000 000 de unidades Focus na Europa e mais de 16 000 000 em todo o mundo.

Face à anterior geração, a rigidez torcional do novo Ford Focus foi aumentada em 20 por cento, enquanto a rigidez das ancoragens individuais da suspensão foram incrementadas até 50 por cento, reduzindo as flexões da carroçaria e, assim, oferecendo um melhor controlo dinâmico.

Em termos de suspensões, o novo Ford Focus também estará bem servido nas versões mais potentes, graças ao recurso a uma nova subestrutura dedicada à suspensão traseira independente de triângulos duplos e braços assimétricos. Uma solução que permitirá otimizar, em simultâneo, o conforto e a capacidade de resposta do Focus em condução desportiva. Nas versões menos potentes (1.0 Ecoboost e 1.5 EcoBlue), que não terão de lidar com andamentos tão vivos, a suspensão traseira terá uma arquitetura de barras do torção.

Para já, a versão mais desportiva será a ST-Line.

Esta evolução ao nível do chassis e suspensões é reforçado com a primeira aplicação da tecnologia Ford CCD (Controlo Contínuo do Amortecimento) no Focus, que monitoriza, a cada 2 milissegundos, as reações da suspensão, carroçaria, direção e travões, ajustando a resposta do amortecimento para obter a melhor resposta.

O novo Ford Focus estreia também o programa de Controlo de Estabilidade Ford, desenvolvido internamente pela marca e afinado especificamente para o Focus. Além de interferir com a entrega de potência (ESP) e com o controlo das suspensões (CCD), este programa recorre ainda ao sistema de Controlo de Vetorização de Binário (Torque Vectoring Control) e direção com Compensação da Força da Direção (Torque Steer Compensation).

Tecnologia: para dar e vender

O novo Ford Focus introduz a mais vasta gama de tecnologias da história da marca — superando inclusivamente o Ford Mondeo — ao adotar tecnologias de Nível 2 de automação.

No seu conjunto, a gama de tecnologias do novo Ford Focus inclui:

  • Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora reforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, para lidar sem esforço com o pára-arranca do trânsito;
  • Sistema Ford de Faróis Adaptativos com a nova função Preditiva de iluminação em curva (utiliza a câmara frontal) e sensível à sinalização, que pré-ajusta os padrões dos faróis e melhora a visibilidade ao monitorizar as curvas na estrada e – em estreia na indústria – os sinais de trânsito;
  • Sistema Ativo de Assistência ao Estacionamento 2, que agora opera automaticamente a caixa de velocidades, a aceleração e a travagem de forma a proporcionar manobras 100% autónomas;
  • O primeiro sistema Head-up display (HUD) da Ford disponibilizado na Europa;
  • Assistente de Manobras Evasivas, uma tecnologia que representa uma estreia no segmento, ajudando os condutores a contornar veículos mais lentos ou que estejam parados, evitando, dessa forma, uma potencial colisão.

Em termos de dispositivos de segurança, estes são os principais destaques — estando disponíveis de série ou como opcional, dependendo das versões.

novo ford focus 2018
Interior do novo Ford Focus.

Em termos de dispositivos de conforto, a lista também é extensa. Na Europa a Ford vai disponibilizar um sistema de hotspot WiFi móvel (FordPass Connect) que além de permitir ligar até 10 dispositivos, vai ainda permitir:

  • Localizar o veículo num parque de estacionamento;
  • Fazer a monitorização do estado do veículo à distância;
  • Trancar/destrancar as portas remotamente;
  • Arranque à distância (nos modelos com caixa automática);
  • Funcionalidade eCall (chamada de emergência automática em caso de acidente grave).

Ainda neste campo, destaque também para o sistema de carregamento de telemóveis por indução — uma tecnologia que não é propriamente nova no segmento.

Em termos de infotainment, contamos com o sistema SYNC 3, apoiado por um ecrã tátil de oito polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar, e compatível com Apple CarPlay e Android Auto™. Adicionalmente, o SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphones conetados, utilizando apenas comandos vocais.

Imagem do sistema de infotainment SYNC3.

As versões mais equipadas poderão ainda contar com um sistema de som de alta fidelidade B&O Play, que oferece 675 W de potência distribuída por 10 colunas, incluindo um subwoofer de 140 mm, montado na bagageira, e um altifalante de frequências médias no centro do tablier.

Os motores do novo Ford Focus

A gama de motores do novo Ford Focus contemplam os motores Ford EcoBoost, a gasolina, e Ford EcoBlue, a gasóleo, em diversos patamares de potência — como veremos mais adiante — e todas cumprem as normas Euro 6, calculadas com base no novo método de medição de consumos WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure).

RELACIONADO: WLTP. Tudo o que precisas saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões

O famoso motor Ford EcoBoost de 1.0 litros estará disponível nas versões de 85, 100 e 125 CV, e o novo motor EcoBoost de 1.5 litros é proposto nas variantes de 150 e 182 CV.

Versão Vignale a «céu aberto».

Do lado dos Diesel, o novo EcoBlue de 1.5 litros é proposto nas variantes de 95 e 120 CV, ambas com 300 Nm de binário, e emissões de CO2 previstas de 91 g/km (versão berlina de cinco portas). O motor EcoBlue de 2.0 litros desenvolve 150 CV e 370 Nm de binário.

Todas estas motorizações contam de série com sistema Start-Stop, e deverão alcançar consumos reais inferiores à geração precedente, uma vez que o novo Ford Focus é até 88 kg mais leve que a geração atual.

Quando é que o novo Ford Focus chega a Portugal?

O início da comercialização do novo Ford Focus em Portugal está agendada para o mês de outubro. Ainda não são conhecidos os preços para o mercado nacional.

Sabes responder a esta?
Qual a origem do 2.5 e cinco cilindros da segunda geração do Ford Focus RS?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto
Em cheio!!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos