Novos Audi A5 e S5 Sportback oficialmente revelados

Novos Audi A5 e S5 Sportback oficialmente revelados

A marca de Ingolstadt não quis esperar pelo Salão de Paris e desvendou os dois novos membros da família Sportback.

Sete anos depois do lançamento do primeiro A5 Sportback, a Audi apresenta-nos finalmente a segunda geração do coupé de cinco portas, com novidades em toda a linha. Como seria de esperar, em termos estéticos, os dois novos modelos adotam as mais recentes linhas de design da marca alemã presentes também no novo Audi A5 Coupé (igualmente com base na plataforma MLB), onde sobressaem as formas mais musculadas, o capot em forma de “V” e os faróis traseiros mais esguios.

Naturalmente, nesta versão de cinco portas, a grande diferença passa pelo aumento do espaço nos bancos traseiros, que obriga a uma maior distância entre eixos (de 2764 mm para 2824 mm). Como tal, quer o Audi A5 Sportback como o S5 Sportback apresentam-se com características mais familiares (a quota de habitabilidade foi melhorada) mas sem prejudicar o espírito desportivo – apesar do aumento das dimensões, a marca garante que com 1,470 kg de peso este é o modelo mais leve do segmento.

Tal como no exterior, dentro do habitáculo os dois modelos seguem as pisadas do Audi A5 Coupé, com destaque para a tecnologia Virtual Cockpit, composta por um ecrã de 12.3 polegadas com processador gráfico da nova geração, sistema de infoentretenimento e ajudas à condução.

Audi A5 Sportback

A NÃO PERDER: Audi A9 e-tron: mais devagar Tesla, mais devagar…

Quanto à gama de motorizações, além dos dois motores TFSI e três TDI, com potências entre os 190 e 286 cv, a novidade é a opção de entrada g-tron (gás natural) com base no bloco 2.0 TFSI, com 170 cv e 270 Nm de binário – a marca garante uma melhoria da performance em 17% e uma redução dos consumos em 22%. Infelizmente esta versão g-tron não estará disponível no mercado nacional.

Dependendo do motor, o Audi A5 Sportback está disponível com caixa manual de seis velocidades, S tronic de sete velocidades ou tiptronic de oito velocidades, assim como o sistema de tração dianteira ou integral (quattro).

Na versão vitaminada S5 Sportback, tal como no S5 Coupé, encontramos o novo motor V6 TFSI de 3.0 litros, que debita 356 cv e 500 Nm. Com a caixa tiptronic de oito velocidades e tração integral, o S5 Sportback demora apenas 4.7 segundos dos 0 aos 100 km/h, antes de atingir uma velocidade máxima (limitada) de 250 km/h. Ambos os modelos têm apresentação marcada para o próximo Salão de Paris, enquanto que a chegada aos mercados europeus está prevista para o início do próximo ano.

Audi A5 Sportback g-tron

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter