Notícias Vai mesmo acontecer. DBX, o SUV da Aston Martin já está em testes

Antevisão

Vai mesmo acontecer. DBX, o SUV da Aston Martin já está em testes

A moda dos SUV veio para ficar e nenhuma marca parece querer ficar de fora. Agora é a Aston Martin que está a preparar a entrada no segmento com o DBX.

Aston Martin DBX

Agora é real: vem aí um Aston Martin SUV. A confirmação surgiu na forma de um comunicado da marca e de uma série de “fotos-espia” oficiais onde é mostrado o futuro SUV em testes. O primeiro SUV da Aston Martin vai chamar-se DBX, tal como o concept car apresentado em 2015 no Salão de Genebra.

Ao contrário do concept apresentado em 2015 o modelo de produção vai adotar um design mais convencional, abdicando da configuração de três portas em favor das tradicionais cinco portas. O novo DBX não só vai ser o primeiro SUV da Aston Martin como vai ainda inaugurar a nova fábrica da marca, no País de Gales.

A aposta da Aston Martin no segmento dos SUV visa não só captar novos clientes para a marca, como fazer face a modelos como o Lamborghini Urus, o Bentley Bentayga, o Rolls-Royce Cullinan e ainda o futuro SUV da Ferrari. Apesar de os fãs mais conservadores da marca poderem criticar a chegada de um SUV à gama, o mais provável é que, tendo em conta o sucesso que este tipo de modelos tem tido, o DBX se venha a tornar no best-seller da marca.

VÊ TAMBÉM: Um SUV pode ser um “driver’s car”? Aparentemente sim…

 

Eletrificação no horizonte

Ainda não há dados relativos às motorizações que o DBX irá usar. No entanto, de acordo com a Autocar, há planos para que este venha a contar com tecnologia híbrida mais à frente no seu ciclo de vida. Assim, no ínicio de comercialização o mais provável é que o DBX surja equipado com o V12 da Aston Martin e o V8 da Mercedes-AMG.

Para criar o novo DBX os engenheiros da Aston Martin partiram da plataforma de alumínio que serve de base aos desportivos da marca, adaptando-a. Por isso o CEO da marca, Andy Palmer, afirmou que “os designers não estiveram condicionados pelo uso de uma plataforma partilhada quando criaram o carro”, numa referência ao que aconteceu no caso do Bentley Bentayga que usa a plataforma MLB do Grupo Volkswagen partilhando-a com os Audi Q7 e Q8, Volkswagen Touareg, Porsche Cayenne e Lamborghini Urus.

Neste momento o novo SUV da Aston Martin está em testes tanto no asfalto como em fora de estrada, recorrendo para isso a alguns dos troços usados no rali do País de Gales. A marca britânica planeia lançar o DBX antes do final de 2019, mas ainda não há uma data exata.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Aston Martin Valkyrie?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin Valkyrie. O motor atmosférico mais potente de sempre?