Notícias De 400 cv a quase 700 cv. Conhece os futuros Audi RS

Antevisão

De 400 cv a quase 700 cv. Conhece os futuros Audi RS

A Audi Sport não tem mãos a medir nos próximos anos, com seis novos e possantes Audi RS a caminho. O mais "fraco" tem 400 cv…

A Audi Sport não quer ficar para trás das suas arquirrivais M e AMG. É uma guerra contínua entre as três divisões germânicas, e sabemos que tudo farão para se suplantarem umas às outras — o que se traduz, maioritariamente, em mais cavalos…

Se no passado, a Audi Sport (anteriormente simplesmente denominada quattro GmbH) tinha como política produzir apenas um modelo RS de cada vez, hoje em dia a abordagem é atacar em todas as frentes, tal e qual a concorrência.

Preparem-se, pois além dos RS 4 Avant e RS 5, ainda recentes, vêm aí mais meia dúzia, entre modelos revistos, novos e até inéditos Audi RS, o topo da hierarquia de performance da Audi Sport.

VÊ TAMBÉM: Um Volkswagen Golf R420 a testar no Nürburgring é a esperança que precisávamos

Audi TT RS

Audi TT RS
O TT RS que já conhecemos.

O Audi TT recebeu um ligeiro restyling este ano — coincidindo com os 20 anos sobre a apresentação da primeira geração —, incluindo as variantes TTS, mas não o RS. Está para breve o lançamento do mais balístico dos TT.

A única certeza é que manterá o penta-cilíndrico de 2.5 l sobrealimentado, que já debita uns respeitáveis 400 cv. Trará mais?

RELACIONADO: O Audi TT foi renovado. Estas são as principais novidades

Audi RS 3

O RS 3 atualmente recorre ao mesmo motor do TT RS — é um (very) hot hatch com 400 cv, o primeiro a atingir tão absurdo valor. No próximo ano chegará uma nova geração do Audi A3, o que significa que um RS 3 não estará longe, prevendo-se a sua chegada em 2020.

E terá à sua espera o mais temido dos rivais, o futuro Mercedes-AMG A45, nome de código Predator, que promete mais de 400 cv extraídos de um bloco de 2.0 l. Prevê-se a manutenção do penta-cilindríco no RS 3, mas a potência deverá subir para, pelo menos, o mesmo número de equídeos do seu rival — alemães, what else…

Audi RS 6 Avant

Falando em excesso de cavalos, não esperem nada abaixo dos 600 para o mais familiar dos Audi RS, até porque a RS 6 ainda em comercialização já debita 605 cv. Pouco se sabe sobre a futura RS 6 Avant — especula-se sobre se será híbrida ou não como o Panamera Turbo S E-Hybrid —, mas deverá manter o 4.0 V8 biturbo, com data prevista de chegada em 2020.

Mas só RS 6 Avant? Sim, a berlina de quatro portas não terá versão RS. O equivalente a um RS 6 berlina, será providenciado pelo modelo abaixo, o RS 7.

RELACIONADO: Audi A6 já está disponível em Portugal. Esta é a lista de preços

Audi RS 7 Sportback

Tudo o que referimos para a RS 6 Avant deverá ser replicado pelo RS 7 Sportback, exceto na data de apresentação, que deverá acontecer ainda em 2019.

NOVO Audi A7 2018 Portugal
RELACIONADO: O mais importante do novo Audi A7 resumido em 5 pontos

Audi RS Q3

O Audi Q3 foi recentemente apresentado, e tal como aconteceu com o predecessor, uma variante RS está nos planos e já foi “apanhada” em testes. Partilhará a mecânica com o RS 3, o que significa o recurso ao entusiasmante cinco cilindros em linha, e cerca de 400 cv. Prevê-se que seja conhecido publicamente no próximo Salão de Genebra, em março.

RELACIONADO: Novo Audi Q3. Os 5 pontos chave do SUV compacto alemão

Audi RS Q8

O rival do futuro BMW X6M e Mercedes-AMG GLE 63 promete enorme poder de fogo já a partir do próximo ano. Ao contrário dos rumores que rodeiam a RS 6, no RS Q8, parece quase certo que herdará do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid o seu grupo motriz, o que significa um SUV híbrido “monstruoso” com 680 cv, suplantando até os 650 cv do “irmão” Urus. SUV com acelerações para assustar superdesportivos? Check…

Audi Q8 Sport Concept
O Audi Q8 Sport Concept, de 2017, antevê o futuro RS Q8
RELACIONADO: Audi Q8. O rival do X6 e GLE Coupé já chegou a Portugal

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos debita a Audi RS 4?