Primeiro Contacto Pelo Alentejo ao volante do Porsche Panamera mais potente de sempre

Turbo, Híbrido, 680 cv

Pelo Alentejo ao volante do Porsche Panamera mais potente de sempre

Os 680 cv deste Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid pediam planícies vastas. Eu fiz-lhe a vontade… rodei a chave (do lado esquerdo), fiz-me à estrada e fui até ao Alentejo.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid

Monforte. Terra de cavaleiros, de paisagens de cortar a respiração e muito mais. Foi nas estradas desta pequena vila do distrito de Portalegre, que eu privei com o Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid ao longo de centenas de quilómetros. Nesta que é, simplesmente, a berlina mais potente e mais rápida da história da marca alemã. É um bom cartão de visita, não achas?

Continua a ler, porque se a apresentação promete, o resto não lhe fica atrás.

De Lisboa a Monforte

Rodo a chave (que já não é chave…) do lado esquerdo – um resquício de uma outra «era» das 24 Horas de Le Mans que a Porsche mantém no seu ADN – e o motor 4.0 litros V8 de 550 cv acorda com um som ronco e profundo. Acorda mesmo só para me dar as boas vindas, porque assim que arranquei adormeceu novamente.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
O pó que a carroçaria foi acumulando não deixa margem para dúvidas. Foi uma experiência de condução sem concessões.

Enquanto o potente V8 descansava, os primeiros quilómetros desta viagem foram da responsabilidade dos 136 cv de potência e 400 Nm de binário do motor elétrico do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid, que é alimentado por uma bateria de 14 kWh. Se assim entendermos (basta selecionarmos o modo 100% elétrico) podemos percorrer 50 km sem acordar o motor de combustão, cumprir os 0-60 km/h em apenas 6,0 segundos e atingir os 140 km/h de velocidade máxima. Tudo isto sem gastar uma gota de gasolina. Notável de facto, mas eu tinha outros planos…

Psst… acorda!

Assim que passei a Ponte Vasco da Gama acordei o motor V8. Recorrendo a uma expressão tipicamente alentejana, deixem-me dizer-vos que o motor elétrico e o motor de combustão fazem uma bela «parelha».

Unidos sob os auspícios de uma caixa de dupla embraiagem PDK de oito velocidades esta parelha desenvolve 680 cv de potência combinada e 850 Nm de binário logo às 1400 rpm.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Como é que uma berlina de 2.3 toneladas curva tanto? Só a Porsche é que sabe.

Resultado? As 2,3 toneladas de peso deste Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid são disparadas dos 0 até aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Leram bem, 3,4 segundos. Velocidade máxima: 310 km/h. Suspeito que a frieza dos números não acompanhe a insanidade destes valores na «vida real», é que estamos a falar de uma berlina de luxo que acompanha um Porsche 911 GT3 em linha reta. Um GT3!

O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid não é só números

Além da potência avassaladora, que nos empurra contra o banco com violência – sim, violência é a palavra certa – este Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid também sabe ter bons modos. Nomeadamente no modo Confort.

No modo Confort o Panamera é tão confortável como a «classe executiva» da melhor companhia aérea, seja nos lugares da frente ou nos lugares traseiros. A suspensão lida de forma exemplar com os pisos mais degradados e os bancos oferecem um conforto e um apoio referenciais.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid interior
Luxo desportivo. Esta expressão existe?

Outra nota importante para o ótimo isolamento acústico. Agora somem isto tudo (suspensões, bancos, etc), subtraiam um pouco de atenção à velocidade e sem querer já vão a mais de 240 km/h. Explicar isto às autoridades é mais difícil – e caro, muito caro.

Escusado será dizer que os 200 km de distância que separam a azáfama da capital da paz das planícies alentejanas foi cumprida num abrir e fechar de olhos. Se perdi pontos na carta de condução? Eventualmente sim. #noregrets

Interior recheado de tecnologia

Odeio repetir o que já foi escrito – e tão bem escrito! – pelo Diogo Teixeira aquando da apresentação do Panamera em Barcelona. Não vou repetir. Podem ler tudo aqui.

Deixa-me saltar tudo isso e passar já para o capítulo seguinte. Estás careca de saber – e se estás a pensar comprar um é possível que estejas literalmente careca (eu tenho “só” 31 anos e para lá caminho) – que o interior foi impecavelmente bem construído, que há espaço para os quatro passageiros esticarem os membros, que agora há menos botões na consola central e que o sistema de infotainment faz inveja a muitos computadores pessoais – e é fácil de operar, o que nem sempre acontece.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Menos botões, muito menos botões.

Adeus autoestrada. Olá diversão

Pelos quase 200 000 euros que custa este Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid, o que não faltam são alternativas capazes de nos fazerem sentir na classe executiva. Até aqui o Panamera na verdade não fez mais do que a sua obrigação (de forma muito rápida). Fomos de ponto A ao ponto B de forma rápida e confortável. Podia ter escrito o mesmo sobre um BMW Série 7, por exemplo…

A NÃO PERDER: E agora? Novo Porsche Mission E vai custar tanto como o Panamera

Pois bem. É quando saímos da autoestrada e trocamos as retas pelas curvas que a superioridade do Panamera face à concorrência se revela. Mas para onde é que foram as 2,3 toneladas? Desapareceram?! Não. É engenharia.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Elvas 32 km. Era capaz de jurar que estava a 5 km de distância.

Para a experiência ser completa convém selecionar o modo Sport Plus, que deixa os 680 cv em modo de «ataque» e as suspensões em modo “testa-me vá, testa-me!” – e eu testei. Vou tentar não repetir aquelas frases típicas como “as retas desapareceram”, “a aceleração lateral impressiona” ou “os travões são infatigáveis”. É tudo verdade, mas o que mais impressiona neste Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid é mesmo o tato de condução.

Memorável

Como podem ver pelas imagens, conduzi este Porsche Panamera como se de um verdadeiro GT se tratasse. A explorar as curvas, as estradas mais recônditas – algumas inclusivamente mal asfaltadas. Suei das mãos e conduzi. Conduzi à séria!

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Em termos estéticos a evolução é ainda mais notória na traseira.

É um Porsche. Mesmo com 2,3 toneladas e dimensões XXL comporta-se como esperamos que um Porsche se comporte. Com tato. Com feeling. Enfim, é um Porsche. Curva como um, trava como um, acelera como um e é confortável como poucos.

O Porsche Panamera é um dos candidatos ao prémio Carro de Luxo do Ano nos WCA 2018

Portanto, se gostas de conduzir mas tens de andar constantemente com clientes no carro (o 911 não é propriamente confortável atrás…), parabéns! O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid é o teu próximo carro. E o diretor do departamento financeiro da multinacional da qual eventualmente és proprietário não precisa de ficar em sobressalto. Calma! Fazendo uso das baterias, o consumo de gasolina não vai levar a empresa à falência. Consegui médias de 11 l/100 km.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Aqui há gato.

Podia ter conseguido uma média mais baixa mas o meu «ego» não deixou. Quis ouvir, sentir e desfrutar do motor V8. Mas Porsche, podes meter na minha conta! Esta pago eu.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
O dia terminou da melhor maneira. Contemplando aquelas cores no céu que só o Alentejo nos oferece e fazendo contas à vida… quantos radares é que me terão “fotografado”?
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Visitei os postos de combustível menos vezes do que esperava. Culpa do sistema híbrido.
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Foi bom de facto.

Pelo Alentejo ao volante do Porsche Panamera mais potente de sempre

Primeiras impressões