Notícias Audi RS4 Avant com tração às “quattro” é suficiente para bater o BMW M3 CS?

Vídeo

Audi RS4 Avant com tração às “quattro” é suficiente para bater o BMW M3 CS?

Frente-a-frente, Audi RS4 Avant e BMW M3 CS. Números similares, mas um par extra de rodas motrizes na RS4 será suficiente para sair vitoriosa?

Audi RS4 Avant contra BMW M3 CS

Apenas disponível como carrinha, a Audi RS4 Avant enfrenta o seu arquirrival BMW M3, aqui na versão CS, que apesar de limitada é considerada o pináculo do atual M3 — um pouco mais leve, um pouco mais potente, e com algumas, mas eficazes revisões ao nível do chassis.

O equilíbrio é grande entre as duas propostas. Tanto a RS4 como o M3 CS vêm equipados com motores de seis cilindros twin turbo — em V e em linha, respetivamente —; com valores de potência próximos e binário idêntico — 450 (RS4) e 460 cv (M3 CS), e 600 Nm de binário —; e ambos têm transmissão automática, ainda que diferindo no tipo de transmissão — conversor de binário e oito velocidades na RS4, e dupla embraiagem e sete velocidades no M3 CS.

A maior diferença, não olhando para a carroçaria, está mesmo no número de rodas motrizes; quatro na Audi RS4 Avant e apenas duas, atrás, no BMW M3 CS. O que também ajuda a explicar, em parte, a diferença de peso entre as duas propostas, com a RS4 a pesar mais 130 kg que o M3 CS.

VÊ TAMBÉM: Tesla Model S P100D contra McLaren 720S. A vingança da combustão?

Taco-a-taco

Novamente, cortesia da britânica Carwow e Mat Watson, uma série de provas é efetuada — arranque, partida lançada e travagem. Se por um lado, a RS4 tem a vantagem da tração, por outro, o M3 CS tem uma relação peso-potência mais favorável.

Não declarando qual o vencedor antecipado, podemos referir que os resultados na primeira prova — arranque parado — acabam por ser próximos, muito próximos, quase a precisar de “photo-finish”. A tração às quatro da RS4 detém vantagem inicial, mas o M3 CS revela ter um senhor pulmão… Será suficiente para levar de vencida a RS4?

Mat Watson acaba por efetuar três tentativas, sempre aos comandos do M3 CS, com e sem Launch Control, o que permite também determinar o efeito do sistema nos resultados finais.

Na partida lançada, a história já é outra, e tem um claro vencedor… com o equilíbrio a regressar no teste da travagem.

Neste vídeo, também podemos assistir a uma pequena avaliação dos dois modelos, destacando os seus propósitos distintos, apesar dos números similares. Se a Audi RS4 Avant comporta-se como outros A4 “normais” nos afazeres do dia-a-dia, apesar do seu potencial inato, não precisando mais do que o pressionar do acelerador com convicção para o libertar; o BMW M3 CS é uma máquina de foco mais estreito, a ferramenta ideal para track-days.

Sabe esta resposta?
Houve apenas um Ferrari a conseguir vencer as 24 Horas de Le Mans duas vezes. Qual foi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Ferrari que venceu duas vezes Le Mans e ninguém sabia
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Ferrari que venceu duas vezes Le Mans e ninguém sabia