Notícias Será o adeus aos quatro anéis da Audi?

Logótipo

Será o adeus aos quatro anéis da Audi?

A Audi é a marca dos quatro anéis desde quase… sempre. Mas estas novas patentes revelam intrigantes evoluções para o logótipo da marca alemã.

Audi Logótipos Propostas

Todos sabemos a história dos quatro anéis da Audi — conhece toda a história de como surgiram mais em pormenor no nosso artigo —, o resultado da união de quatro marcas de automóveis: a Audi, obviamente, a Horch, a DKW e a Wanderer. Nascia assim a Auto Union, cujo logótipo simbolizava o resultado lógico dessa união — quatro anéis que se intersectam.

É um dos logótipos mais facilmente reconhecidos na indústria automóvel, e apesar das diversas evoluções gráficas que já sofreu, a sua estrutura tem-se mantido inalterada ao longo de todas estas décadas.

Mas o registo de duas propostas de logótipo revelam que a Audi parece estar a ponderar um profundo re-design aos quatro anéis — como dá para ver, deixam de ser, inclusive, quatro anéis.

VÊ TAMBÉM: Audi Q8. O rival do X6 e GLE Coupé já chegou a Portugal
Audi Logo Proposta 1
Solução 1

A primeira proposta mantém apenas o contorno exterior dos anéis, eliminando por completo o “miolo” do logótipo atual, precisamente o que simbolizava a união dos quatro construtores. A segunda mantém uma intersecção a meio dos “anéis”.

Audi Logo Proposta 2
Solução 2

Para quê mudar o que não está estragado?

Verdade seja dita, os tempos da Auto Union já estão muito lá para trás. A Audi foi a única das quatro marcas que chegou até aos nossos dias, pelo que a representação simbólica da união já não tem grande razão de ser.

A eliminação do “miolo” do logótipo poderia simbolizar a fusão das quatro marcas numa só, a Audi. Mantendo o contorno exterior dos quatro anéis, garante a ligação histórica e a familiaridade visual.

A segunda solução é mais intrigante. Para quê manter uma intersecção entre estas duas peculiares formas?

O regresso da Horch?

Recentemente surgiram rumores de que a Audi estaria a preparar-se para rivalizar com a mais luxuosa Mercedes-Maybach, recuperando a marca Horch — uma marca sempre associada ao luxo desde a sua fundação em 1904.

Auto Union 1932

A re-introdução da marca Horch poderá surgir dentro de dois, três anos, quando o Audi A8 receber a previsível atualização a meio do seu ciclo de vida. Tal como vemos nos Mercedes-Maybach Classe S, a nova proposta de nome Horch, continuará a ser um Audi A8, mas com pormenores específicos de estilo — grelha, rodas, etc… —, e claro, um interior devidamente opulento.

A confirmar-se a recuperação da marca Horch pela Audi, a segunda proposta de logótipo começaria a fazer mais sentido, já que estariam ativas duas das quatro marcas que formaram a Auto Union.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Não deixa de ser tudo especulativo e, apesar de estes logótipos terem sido registados tanto na Alemanha como nos EUA, não significa que os veremos na “rua”. Poderão servir, apenas, como proteção para o logótipo atual, impedindo o surgimento de logótipos semelhantes por parte de outros construtores — veja-se o caso da BYD e BMW, onde o logótipo da primeira é claramente inspirado no da segunda.

BYD e BMW Logotipos
Sabe esta resposta?
Qual a potência regular do Audi e-tron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi e-tron vai chegar atrasado. Porquê?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Audi e-tron vai chegar atrasado. Porquê?