Notícias Esta será a futura face da Opel

Design

Esta será a futura face da Opel

A Opel prepara a introdução de uma nova filosofia de design, e com ela, antecipa uma nova face para os seus modelos da próxima década.

A Opel prepara-se para revelar um novo concept, e com ele virá toda uma nova filosofia de design para a marca alemã, a marcar a nova era da sua existência integrada no Groupe PSA.

Esta mudança integra-se no plano PACE!, anunciado pelo CEO Michael Lohscheller em novembro último. De acordo com Lohscheller, o plano PACE! contempla não só um “aumento da rentabilidade e da eficiência” , como “constitui uma bússola que mostra o caminho para um futuro sustentável e bem sucedido para a Opel”.

Alemã, acessível e emocionante

A nova filosofia de design continuará a assentar sobre estes três valores, que a Opel já associa a si. O novo concept, a apresentar ainda durante este ano, antevê, assim, como serão os Opel da próxima década.

Para encontrar esse novo caminho, em direção ao futuro, a Opel revisitou o passado, tendo encontrado no Opel CD, concept apresentado no Salão de Frankfurt 1969 — que surge lado a lado com o novo concept —, uma referência daquilo que pretende para a sua nova filosofia de design. A marca refere, igualmente, o mais recente e aclamado Opel GT Concept como referência para o futuro.

O ‘design’ da Opel destaca-se. É emocional, escultural e confiante. Resumimos isso numa palavra: audácia. O segundo aspeto-chave tem a ver com clareza, intuição e foco, que plasmamos no termo pureza

Mark Adams, Vice-Presidente do Design na Opel

Serão esses os dois pilares fundamentais da futura filosofia de design: audácia e pureza, valores derivados em si do “lado alemão” que a Opel quer evidenciar — assente nos valores tradicionais como “excelência da engenharia, inovação técnica e elevada qualidade”.

Mas como refere Adams, “a Alemanha moderna é bastante mais do que isso”, mencionando igualmente a atitude menschlich (humana), em que estão abertos ao mundo, de mentes abertas e importando-se com as pessoas — os seus clientes, “independentemente da origem e de onde estejam, são o que orienta tudo o que fazemos”, conclui Adams.

RELACIONADO: Opel desenvolve novos quatro cilindros para PSA

“Opel Compass”, a nova face

A imagem divulgada mostra o Opel CD e o novo concept, ainda coberto, mas revelando a assinatura luminosa e o “gráfico” que estruturará a nova face da marca. Denominado “Opel Compass” ou Bússola Opel, caracteriza-se pelo recurso a dois eixos — vertical e horizontal —, que intersetam o logótipo da marca.

Opel Design Concepts

O eixo vertical será representado pelo vinco longitudinal no capot — um elemento já presente nos Opel atuais —, mas que será mais “saliente e puro na sua execução”. O eixo horizontal é representado pela nova assinatura luminosa das luzes diurnas, que contemplarão variações em futuros Opel.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Os esboços que vemos abaixo revelam a mesma solução aplicada à Vauxhall, a marca gémea da Opel no Reino Unido, que deixa ver um pouco mais de como esta solução poderá funcionar. O segundo esboço, por outro lado, mostra de forma ainda bastante abstrata, a ideia geral para o painel de bordo — o que parece ser um ecrã a ocupar toda a largura do interior.

 

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos é o SUV da Opel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Em Portugal em novembro. Fomos conhecer o Opel Grandland X