Clássicos Mercedes já foi dona da Audi. Quando os quatro anéis faziam parte da estrela

História

Mercedes já foi dona da Audi. Quando os quatro anéis faziam parte da estrela

Hoje em dia rivais, a verdade é que a Daimler, dona da Mercedes-Benz, já deteve também a Audi. Tendo, inclusivamente, estado na criação do primeiro veículo de passageiros da marca dos quatro anéis, no pós-Segunda Grande Guerra.

Auto Union 1932

Tudo aconteceu há 60 anos, nos finais da década de 50 do século passado, ainda as duas companhias eram conhecidas por nomes bem diferentes — a Daimler AG chamava-se então Daimler-Benz, ao passo que a Audi ainda estava integrada na Auto Union.

Depois de quatro reuniões exploratórias, foi no dia 1 de abril — não, não é mentira… — de 1958 que, tanto os executivos da marca da estrela, como os seus congéneres de Ingolstadt, chegaram a acordo para a consumação do negócio. O qual far-se-ia com o construtor de Estugarda a adquirir quase 88% das ações da Auto Union.

O papel (determinante) do industrial nazi

À frente do processo de aquisição esteve Friedrich Flick, industrial alemão que chegou a ser julgado, após o final da Segunda Guerra Mundial, em Nuremberga, por colaboração com o regime nazi, tendo mesmo cumprido sete anos de prisão. E que, detendo na altura cerca de 40% de ambas as companhias, acabou tendo papel preponderante na fusão. O empresário defendia que a fusão permitiria criar sinergias e reduzir custos em áreas como o desenvolvimento e produção — tão verdade ontem como hoje…

Friedrich Flick Nuremberga 1947
Personagem preponderante na compra da Auto Union pela Daimler-Benz, Friedrich Flick foi julgado pelas ligações ao regime nazi

Apenas duas semanas depois, a 14 de abril de 1958, tinha lugar a primeira reunião do Conselho de Administração alargado, responsável pela gestão, tanto da Daimler-Benz, como da Auto Union. Na qual, entre outros temas, foi então definida a direção técnica que cada uma das companhias deveria tomar.

RELACIONADO: Donos da Volvo interessados na Daimler

Pouco mais de um ano cumprido, a 21 de dezembro de 1959, o mesmo Conselho de Administração decidia adquirir o restante das ações da marca de Ingolstadt. Tornando-se assim na única e total proprietária do fabricante que havia nascido, em 1932, da união das marcas Audi, DKW, Horch e Wanderer.

A entrada em cena de Ludwig Kraus

Com a aquisição consumada, a Daimler-Benz decidiu então enviar Ludwig Kraus, responsável pelo design no departamento de pré-desenvolvimento no construtor de Estugarda, juntamente com mais alguns técnicos, para a Auto Union. Objetivo: acelerar os processos de desenvolvimento na fábrica de Ingolstadt e, ao mesmo tempo, contribuir no sentido de facilitar o desenvolvimento conjunto de novos modelos, em termos de engenharia.

Ludwig Kraus Audi
Ludwig Kraus foi da Daimler-Benz para a Auto Union revolucionar a já então marca dos quatro anéis

Fruto deste esforço, Kraus e a sua equipa acabariam por estar na origem do desenvolvimento de um novo motor de quatro cilindros (M 118), que seria estreado no Auto Union Audi Premiere, com o código interno F103. Foi o primeiro veículo de passageiros com motor a quatro tempos lançado pela Auto Union após o fim da Segunda Guerra Mundial, assim como o primeiro modelo pós-Guerra a ser comercializado com o nome Audi.

O fundador do moderno programa de veículos da Audi

Personalidade fundamental naquilo que seria, a partir de 1965, o programa de novos veículos da Audi, encarregues de progressivamente substituírem os modelos DKW de três cilindros — foi, de resto, o responsável por modelos míticos como o Audi 60/Super 90, o Audi 100, o Audi 80 ou o Audi 50 (o futuro Volkswagen Polo) —, Ludwig Kraus não mais regressaria à Daimler-Benz.

Continuaria na marca dos quatro anéis, como diretor de Desenvolvimento de Novos Veículos, mesmo depois da compra desta, pelo grupo Volkswagen — aquisição que teve lugar a 1 de janeiro de 1965.

Audi 60 1970
O Audi 60 de 1970, aqui numa publicidade da época, foi um dos primeiros modelos criados por Ludwig Kraus

Aquisição que aconteceria, devido à Daimler não conseguir lucrar com a Auto Union. E apesar do avultado investimento numa nova fábrica em Ingolstadt, assim como num modelo 100% novo, que deixava os antiquados DKW com motores a dois tempos definitivamente no passado.

De resto, seria já sob o mando da então Volkswagenwerk GmbH que aconteceria, em 1969, a fusão entre a Auto Union e a NSU Motorenwerke. Dando origem à Audi NSU Auto Union AG. Que, finalmente, em 1985, tornar-se-ia, apenas e só, Audi AG.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima anunciada pelo 2.0 a gasolina do Hyundai i30 N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai i30 Fastback com versão N de 300 cv?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hyundai i30 Fastback com versão N de 300 cv?