Notícias Audi R8 renovado ainda e sempre só com V10

Apresentação

Audi R8 renovado ainda e sempre só com V10

O Audi R8 foi renovado mas manteve o V10 na versão base. Com um novo visual e mais potência o superdesportivo alemão chega no início do próximo ano.

Audi R8

Em equipa que ganha não se mexe (muito). Este parece ter sido o raciocínio feito pela marca alemã na renovação do Audi R8. A atualização do superdesportivo por fora não foi profunda, mantendo o ar de família e, acima de tudo, o motor.

Rumores indicavam que o V6 biturbo do RS5 encontraria também lugar no Audi R8, mas a marca dos anéis não cedeu à tentação do downsizing e optou por manter o V10 atmosférico em duas versões, como até agora.

Nesta renovação o R8 surge com um visual mais agressivo, ganhando uma grelha frontal de maiores dimensões e uma nova grelha na traseira, acompanhada por um enorme difusor. A Audi defende que o R8 partilha cerca de 50% das peças com o R8 LMS GT3, sendo, de acordo com a marca, o carro de produção mais próximo de um modelo de competição.

VÊ TAMBÉM: De doidos! Audi RS3 elétrico bate Porsche 911 GT2 RS em… marcha atrás

A nível de mecânica a Audi conseguiu extrair do V10 naturalmente aspirado mais potência. Assim, na versão base o V10 de 5,2 l passou a debitar 570 cv (face aos 540 cv anteriores) e um binário de 550 Nm. Estes valores permitem ao R8 acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s (3,5s no caso do Spyder) e chegar até aos 324 km/h de velocidade máxima (322 km/h para o Spyder).

Audi R8

Adeus, R8 Plus! Olá, R8 Performance quattro

Também a versão mais potente recebeu uns pozinhos e passou a contar com 620 cv (em vez dos anteriores 610 cv), já o binário ficou nos 580 Nm (mais 20 Nm do que a versão anterior), o que permite cumprir os 0 aos 100 km/h em 3,1s (o Spyder demora 3,2s) e alcançar os 331 km/h (o Spyder alcança os 329 km/h).

Pelo caminho a Audi fartou-se da designação R8 Plus e decidiu que a versão de topo do seu superdesportivo devia passar a chamar-se R8 Performance quattro.

Para além do aumento de potência a Audi também mexeu na suspensão, tudo para, segundo a marca, aumentar a estabilidade e precisão. A marca alemã aproveitou ainda a renovação para rever os modos de condução, com a marca dos quatro anéis a afirmar que tornou mais percétivel a diferença entre os quatro modos (Comfort, Auto, Dynamic e Individual). Para além dessa melhoria a versão mais potente ganhou ainda três novos programas adicionais para piso seco, molhado e com neve.

Quando chega

O renovado R8 vai chegar ao mercado equipado de série com jantes de 19″, sendo que estão disponíveis (como opção, claro) jantes de 20″ que vêm equipadas com pneus mais desportivos. O renovado Audi R8 tem chegada prevista aos stands para o primeiro trimestre de 2019, não se sabendo ainda os preços do renovado superdesportivo alemão.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Audi SQ2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2