Notícias Se sempre sonhaste ter um Volkswagen XL1 esta é a tua oportunidade

Leilão

Se sempre sonhaste ter um Volkswagen XL1 esta é a tua oportunidade

Antes do Dieselgate o Volkswagen XL1 mostrava o futuro da marca. Com apenas 250 unidades produzidas o pequeno Volkswagen é mais raro que alguns supercarros.

Volkswagen XL1

Por norma quando falamos em carros com produção limitada o que nos vem à cabeça são superdesportivos capazes de prestações bombásticas. No entanto há exceções, e uma delas é o Volkswagen XL1 que a empresa de leilões britânica Silverstone Auctions tem à venda.

Com a produção limitada a apenas 250 exemplares e as vendas reservadas apenas ao mercado europeu não é de admirar que encontrar um XL1 para venda seja uma raridade. O exemplar de que te falamos é um de 30 vendidos no Reino Unido e vai a leilão com um preço entre os 107 000 e os 130 000 euros.

Para além de raro este XL1 em particular está praticamente novo. Com apenas 127 km percorridos, tendo sido sempre transportado em reboques para onde quer que fosse, este é, provavelmente, o Volkswagen XL1 com menor quilometragem do mundo (talvez com exceção de algum que esteja no museu da marca).

VÊ TAMBÉM: Davas 6500 € por um Fiat Panda 750 de 1991?
Volkswagen XL1

Objetivo? Reduzir os consumos

O XL1 foi criado com apenas um propósito: baixar ao máximo os consumos. Para o conseguir a Volkswagen esculpiu a carroçaria do coupé até este conseguir alcançar um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,186.

Para além disso a marca alemã apostou na redução do peso do seu modelo, com o XL1 a pesar apenas 795 kg graças ao uso de materiais como a fibra de carbono na carroçaria, o magnésio nas jantes, o alumínio na suspensão e material carbono-cerâmico nos discos de travão.

Em termos mecânicos o XL1 contava com uma caixa DSG de sete velocidades acoplada a um pequeno TDI com apenas 0,8 l e dois cilindros ao qual se juntava um motor elétrico. Em conjunto, os dois debitavam cerca de 76 cv e permitiam ao XL1 alcançar os 160 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0 aos 100 km/h em cerca de 12,7s, tudo isto com um consumo médio de apenas 0,9 l/100km.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tinha o Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”