Notícias Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2

Salão de Paris 2018

Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2

A Audi surpreendeu e levou até Paris o novo SQ2. A versão desportiva do "crossover" da marca alemã usa um 2.0 TFSI que produz 300 cv.

Audi SQ2 2018

A Audi escolheu o Salão de Paris para desvendar a versão apimentada do Q2, o SQ2. A marca alemã apanhou o público de surpresa, uma vez que apesar de esperado, ninguém contava que o lançamento ocorresse já na capital francesa.

A versão desportiva do crossover usa o motor do Audi S3, um 2.0 TFSI que debita 300 cv e 400 Nm de binário, que permite ao SQ2 cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s e que o leva até uma velocidade máxima de 250 km/h.

Para passar os 300 cv para o asfalto a marca alemã equipou o SQ2 com o sistema quattro (tal como é regra nos Audi que recebem a marca S), associado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades S Tronicque pode tanto funcionar em modo automático como em modo manual-sequencial.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Paris 2018
Audi SQ2 2018

Mais potência exige melhores ligações ao solo

Mas a marca alemã não se limitou dar um novo motor e a instalar tração integral no novo SQ2, a Audi rebaixou-o 20 mm e aumentou a rigidez do amortecimento da suspensão desportiva. Para o agarrar à estrada a Audi escolheu jantes de 18″ ou 19″, tudo isto para melhorar a forma como o pequeno crossover lida com as curvas.

Também o sistema de travagem foi alvo de melhoramentos, com a nova versão do Q2 a estar equipada com travões de disco dianteiros de 340 mm e traseiros de 310 mm, com ambos a poderem dispor de umas vistosas pinças de travão vermelhas com o logo S (mas apenas como opcional).

Audi SQ2 2018

Também no interior é fácil perceber que o novo Audi SQ2 é a versão de topo da gama do crossover, estando disponível como opção um painel de instrumentos totalmente digital que, sempre que se liga o 2.0 TFSI, possui um design específico para lembrar o condutor que não está aos comandos de um Q2 comum.

Com o SQ2 chega também um aumento da oferta de equipamento de série, com os faróis e farolins de LED a marcarem presença nesta versão. No interior encontramos ainda detalhes em alumínio escovado no painel de instrumentos e os pedais recorrem a aço inox para um visual mais desportivo.

Desportivo mas sem descurar a segurança

Apesar de a Audi ter como foco para o SQ2 a dinâmica, a marca alemã não descurou a segurança. Assim, a versão desportiva do mais pequeno crossover da marca dos anéis surge no mercado com sensores de colisão frontal de série que usam um radar para reconhecer situações de perigo. Este sistema começa por emitir um aviso sonoro e chega mesmo a travar em caso de emergência.

Outros equipamentos de ajuda à condução presentes no SQ2 são o cruise control adaptativo, que conta com função stop & go e com o traffic jam assist — estas tecnologias permitem ao pequeno Audi auxiliar o condutor a virar acelerar e travar em estradas em bom estado até aos 65 km/h. Está ainda disponível, como opção, um sistema de ajuda ao estacionamento que vira o novo Audi em situações de estacionamento paralelo ou perpendicular.