Notícias Bugatti Chiron Divo, o GT3 RS dos Chiron?

Antevisão

Bugatti Chiron Divo, o GT3 RS dos Chiron?

Os rumores não são de agora e parece que será já em agosto que conheceremos o Bugatti Chiron Divo, o mais radical dos Chiron.

Bugatti Chiron

Foi em março, no Salão de Genebra, que conhecemos o Bugatti Chiron Sport, versão mais “focada” do hiper-GT, com menos 18 kg de peso e suspensão revista, mais firme em 10% relativamente ao Chiron (se é que o podemos chamar de) regular.

Mas aparentemente foi apenas um aperitivo para o que está a chegar. Rumores, não muito tempo após a apresentação do Chiron Sport, relatavam um evento privado ocorrido em Los Angeles, nos EUA, onde a Bugatti apresentou a alguns clientes selecionados uma variante bem mais radical e “controversa” do Chiron.

Os rumores ganham agora mais força, após a realização, mais recente, de outro evento semelhante em Nova Iorque.

Bugatti Chiron Sport
Bugatti Chiron Sport

Divo é o seu nome

Os presentes no evento da apresentação do Bugatti Divo reportam um Chiron com inúmeras diferenças para o atual, muitas no campo visual, devido a um novo pacote aerodinâmico. O objetivo terá de ser o de incrementar o downforce, já que, ao que tudo indica, a velocidade máxima do Divo ficar-se-á “apenas” pelos 385 km/h, ao invés dos 420 km/h do modelo regular.

Bugatti Vision Gran Turismo
Bugatti Vision Gran Turismo. Será fonte de inspiração para o que esperar do Chiron Divo?

Os outros pedaços de informação referem-se à transmissão automática de dupla embraiagem — uma versão revista da atual, ou será totalmente nova? — com o objetivo de melhorar os já de si fantásticos valores de aceleração do Chiron; e uma dieta expressiva — certamente superior aos 18 kg a menos conseguidos Chiron Sport.

A felicidade não está ao virar da curva. É a curva. O Divo foi feito para as curvas.

Stephan Winkelmann, Presidente da Bugatti Automobiles S.A.S.
Divo, a origem do nome
O nome Divo é em alusão a Albert Divo, antigo piloto francês da marca, duas vezes vencedor da Targa Fiorio no final da década de 20, a histórica prova que ocorria nas estradas montanhosas da Sicília, justificando a escolha do nome — também o Divo quer ser leve e ágil, capaz de curvar como os seus históricos antecessores.

O equivalente a um GT3 RS?

Ou seja, tudo aponta para que o Bugatti Divo seja um Chiron otimizado para circuitos — o GT3 RS dos Chiron? —, mantendo a homologação para estrada.

De acordo com o The Supercar Blog, que avançou com estas informações, o Bugatti Divo será limitado a 40 unidades ao preço base de cinco milhões de euros a unidade — pré-impostos —, o dobro do anunciado para o Chiron Sport (!).

A divulgação do Bugatti Divo acontecerá, de acordo com a marca, durante o próximo “The Quail – A Motorsports Gathering“ a decorrer na Califórnia, EUA, a 24 de agosto, com as primeiras entregas previstas para 2020.

VÊ TAMBÉM: Comprar um Bugatti é caro? A manutenção não fica atrás…

Nota: Artigo atualizado a 10 de julho com dados da Bugatti anunciados em comunicado oficial relativos ao número de unidades a produzir e ao local e data de apresentação. O comunicado também refere a origem do nome e que o novo modelo chamar-se-á apenas Bugatti Divo, ou seja, Chiron não deverá fazer parte do nome.

Sabe esta resposta?
Quanto pesa o W16 do Bugatti Chiron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Afinal, quanto pesa o W16 do Bugatti Chiron?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Afinal, quanto pesa o W16 do Bugatti Chiron?