Notícias Contagem decrescente para o Carro do Ano 2016

Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016

Contagem decrescente para o Carro do Ano 2016

Júri de 19 jornalistas vai testar os modelos e eleger o Carro do Ano 2016 em Portugal. A Razão Automóvel integra o painel.

Carro do Ano 2016

Aproxima-se o período do fecho de inscrições para mais uma edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016 bem como para os Troféus do Automóvel, que distinguem os melhores automóveis a concurso em cada categoria. As inscrições, que decorrem a bom ritmo, encerram no próximo dia 1 de outubro. A partir daí, o Júri composto por 19 jornalistas de alguns dos mais importantes meios de comunicação social do nosso país, entre os quais a Razão Automóvel, representada pelo seu Diretor Editorial, Guilherme Costa, vai passar os próximos meses a escolher o melhor carro para os portugueses, avaliando características tão diversas como importantes numa decisão de compra – design, preço, consumos e eficiência, comportamento e segurança, prestações e funcionalidade.

A edição deste ano desta iniciativa organizada pelo Expresso e pela SIC Notícias conta com uma série de novidades que, segundo o presidente da Comissão Executiva do Carro do Ano, Rui Freire, “Visam afinar a qualidade da votação e gerar maior envolvimento e reconhecimento público, traduzindo assim a importância de um prémio que visa fornecer aos consumidores portugueses uma melhor informação sobre os automóveis à venda no nosso país.”

A escolha do produto automóvel que melhor se adequa à realidade socioeconómica portuguesa obedece a uma filosofia que procura encontrar o automóvel mais homogéneo e inovador, capaz de oferecer ao consumidor, vantagens na utilização quotidiana: “Para isso é necessário descortinar as qualidades intrínsecas de cada produto quando comparado com os seus concorrentes.”

Entre as novidades do figurino deste ano destaca-se um novo regulamento técnico “mais compaginado com a tremenda evolução dos produtos a concurso e com as novas preocupações dos consumidores em matérias como as garantias, ou o equipamento de segurança, auxílio à condução e info-entretenimento”, explica Rui Freire.

O Carro do Ano 2016 vai desenvolver formas de aumentar a participação do público: “Vamos reforçar os mecanismos de comunicação e divulgação desta iniciativa e promover a participação do público, quer nalguns testes e ações, quer com a criação de um Prémio do Público. Para dinamizar essa participação, contamos com as plataformas do Expresso, SIC Notícias e Visão, bem como dos outros meios que compõem o Júri. As redes sociais terão um papel fundamental nesta estratégia de visibilidade e envolvimento.”

Além do prémio principal, atribuído a uma versão específica e não a uma gama, conforme acontecia até aqui, o Júri irá ainda eleger os melhores produtos em cada segmento, atribuindo um total de nove Troféus do Automóvel, um por cada categoria.

O Júri do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016 é composto por 16 membros permanentes e por três convidados, que na edição deste ano são: “Auto Sapo”, “Razão Automóvel” e “Observador”.

Em janeiro de 2016 são divulgados os sete finalistas e após um road-show para a votação final, os vencedores serão anunciados na primeira semana de fevereiro.