Notícias SCG 003 Stradale e Competizione finalmente revelados

Apresentação

SCG 003 Stradale e Competizione finalmente revelados

O SCG 003C e SCG 003S foram criados para tomar de assalto os campeonatos GT e as estradas públicas. E o mais incrível é que o podemos fazer apenas com um único carro.

SCG 003

Finalmente, depois de meses de rumores e imaginação estimulada, é revelada a obra da Scuderia Cameron Glickenhaus. Após o Ferrari P4/5, inspirado pelo Ferrari P3/4 e derivado do Enzo, e o P4/5 Competizione, derivado do 430 Scuderia e GT2, o anunciado terceiro modelo e apropriadamente denominado SCG 003 é o primeiro produto de raiz desta jovem Scuderia, que recupera o conceito de um GT de duplo propósito, algo comum nas décadas de 50 e 60.

scg003

O conceito por trás do SCG 003 permite ao condutor/piloto deslocar-se ao circuito na versão “civil” em estradas públicas, convertê-lo rapidamente a máquina de competição com o apoio de uma equipa, efectuar a prova, reconvertê-lo novamente para poder circular em estrada e regressar a casa no mesmo carro.

Para que tal flexibilidade seja possível, o SCG 003 foi desenhado de modo a permitir a mudança de componentes e até de motor o mais facilmente possível. A construção de elevada modularidade deriva de uma nova base em fibra de carbono.

É como se fosse um carro de competição

As poucas especificações conhecidas respiram competição por todos os poros. A suspensão é do tipo push-rod, a electrónica provém da Bosch Motorsports e os pneus da Dunlop. O motor deriva de uma unidade de competição da Honda HPD (Honda Performance Development), e a transmissão às rodas traseiras é efectuada por uma caixa da Hewland através de patilhas.

scg003

Apesar de derivado de uma unidade da Honda, o 3.5 V6 twin turbo foi alvo de desenvolvimento posterior pela Autotecnica Motori. Estima-se que o SCG 003C debite pelo menos 500 cv. E apesar dos rumores que estipulavam de tudo um pouco para motorizar a versão Stradale, confirma-se que também recorrerá a uma versão deste V6 twin-turbo que se encontra de momento em desenvolvimento.

Jim Glickenhaus levará ao salão de Genebra dois modelos, o SCG 003S, “S” de Stradale e o SCG 003C, “C” de Competizione. Inspirado nos protótipos LMP1 e LMP2, foi desenhado por uma equipa da Granstudio em Turin, liderados por Lowie Vermeersch e Goran Popovic, com a engenharia a cargo da Podium Engineering e Paolo Cantone, o mesmo que criou o Peugeot 908 que conquistou as 24 Horas de Le Mans em 2009. O programa de desenvolvimento, supervisionado por Paolo Garella, iniciou-se à 18 meses.

scg003

O aspecto do SCG 003 parece saído de uma fusão entre os protótipos de Le Mans, como o Audi R18, e criaturas exóticas de estrada como o Lamborghini Veneno ou o Ferrari Enzo. As suas linhas gritam protótipo de competição, mas o SCG 003C competirá na classe GT, levando ao limite esse conceito. A sua estreia nos circuitos será no mais temido palco de todos, Nurburgring, onde o SCG 003C competirá no fim de semana de 16 e 17 de maio, na clássica prova de 24 Horas.

Para garantir a fiabilidade necessária decorre extenso programa de testes, com a Scuderia Cameron Glickenhaus a já ter passado pela Croácia e Itália. Marino Franchitti, vencedor das 12 horas de Sebring em 2014, é um dos pilotos confirmados.

scg003

O exotismo tem um preço

E o preço por um puro pedaço de exotismo automóvel? Uns excêntricos 2,1 milhões de euros é o pedido por um SCG 003C, e a versão SCG 003S verá o seu ponto de acesso ainda mais acima – 2,3 milhões de euros. As primeiras unidades do SCG 003S serão entregues aos clientes no final do ano. O primeiro exemplar pertencerá ao próprio Jim Glickenhaus.

Davide Cironi conseguiu acesso exclusivo ao SCG 003C, Jim Glickenhaus e equipa de desenvolvimento durante os testes efectuados em Vallelunga. Uma oportunidade para ver e ouvir esta fantástica máquina.