Empresa alemã desenvolve um Ford Fiesta totalmente eléctrico de tração traseira

Share Button

Uma empresa alemã de nome Schaeffler, conhecida pelas suas soluções no campo da electrónica desenvolve protótipo de roda-motor.

Construção modular, um termo muito em voga nos dias que correm junto da industria automóvel. Apesar de tudo, essa modularidade que promete reduzir custos de venda e produção ao mesmo tempo que aumenta a variedade de modelos disponíveis, ainda tem um grande adversário, que se chama: motor de combustão interna.

Isto porque há invariavelmente uma limitação em termos de design que é colocar o motor confinado em algum lugar. Espaço que limita à partida toda a concepção do automóvel. Um problema que a Schaeffeler pretende solucionar com o seu protótipo de roda-motor. Um conceito que não é novo mas que conhece neste Ford Fiesta, baptizado de  E-Wheel Drive que vêem nas fotos uma versão bastante interessante.

Electric-RWD-Fiesta-2

Cada roda tem no seu interior todos os elementos necessários ao funcionamento da unidade motriz, à excepção das baterias que alimentam o motor eléctrico. Ou seja, tudo está centralizado no interior da roda, o que permite libertar o espaço reservado para os motores tradicionais para outras funcionalidades.

Diretor Editorial e co-fundador da Razão Automóvel. Tem 29 anos, ama os automóveis mas tem uma paixão secreta: as duas rodas! Praticante de todo-o-terreno, iniciou-se nas lides da condução aos comandos de um Citroen Ax. Não resiste a umas boas curvas, seja no asfalto ou numa folha de papel.