Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Primeiro Contacto Este Range Rover Sport tem o motor do BMW M5

Vídeos RA

Este Range Rover Sport tem o motor do BMW M5

Acreditam nas leis da física? Eu acredito, mas o Range Rover Sport SV fez-me repensar a minha opinião acerca disso.

Range Rover Sport SV

Primeiras impressões

Data de comercialização: Julho 2025

O Range Rover Sport SV não sabe bem o que quer ser. Mas curiosamente, isso não é um problema.


Não há meio termo: ou se ama ou se odeia o Range Rover Sport SV Edition Two. E eventualmente com a mesma intensidade.

Está à procura do seu próximo carro? No Pisca Pisca encontra mais de 50 mil carros usados.

Quem o odeia vai reparar que apesar de ser um Range Rover tem aptidões fora de estrada ao nível… do carro da vossa mãe. Quem o ama, vai reparar nas jantes em carbono, nos escapes proeminentes e em todos os pequenos detalhes que tornam esta versão ainda mais especial.

Uma coisa é certa, ninguém fica indiferente à sua passagem. E se ficarem… é uma questão de ligar o motor V8 emprestado pela BMW à marca inglesa:

Este SUV não engana

O novo Range Rover Sport está muito mais perto de parecer um «mini-Range» do que um SUV com grandes pretensões desportivas. É refinado, confortável e luxuoso. É difícil refutar isto. Basta experimentar. Contudo, estamos perante uma versão SV. Por isso esqueçam tudo o que eu disse antes.

Equipado com tecnologia que por norma estamos habituados a encontrar em superdesportivos (já lá vamos…), o Range Rover Sport SV é um verdadeiro concorrente de propostas como o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid ou até mesmo o Aston Martin DBX707.

A NÃO PERDER: Sabia que pode comprar um “Range Rover” por 3250 euros?

Mesmo que às vezes pareça desafiar as leis da física, o Range Rover Sport SV impressiona pelo que consegue fazer quando «puxamos» por ele. Mas como se pede a um modelo que quer ser rei entre os SUV rápidos, também dá nas vistas quando está parado.

Range Rover Sport SV perfil
© Razão Automóvel As quatro ponteiras de escape e as jantes em carbono deixam antever que se trata da versão mais musculada do Range Rover Sport.

E sendo esta a versão Edition Two do Range Rover Sport SV, isso fica ainda mais evidente: destaca-se a pintura mate em azul (Blue Nebula) e os vários elementos em fibra de carbono, nomeadamente o capô, as molduras das grelhas e as jantes de 23”.

Interior de luxo

Comecei este vídeo a dizer que este Range Rover Sport tinha problemas de identidade e continuo a defendê-lo. Quer ser conduzido como um superdesportivo e impressiona quando o fazemos. Mas depois, numa toada mais calma, revela-se confortável e requintado, como se exige a um Range Rover.

Range Rover Sport SV volante
© Razão Automóvel Apesar da brutalidade desta versão, o interior continua a ser confortável e requintado.

Pode ser o viés de recência a falar, mas fiquei com a sensação de que este SUV é mais refinado do que outros modelos rivais. E apesar de esta ser a versão mais desportiva e musculada, não senti que fosse menos confortável do que um Range Rover Sport convencional.

Até porque neste interior ainda impera a elegância. Não há lugar a dramatismos, apesar dos bancos e dos pequenos detalhes exclusivos SV Edition Two distribuídos pelo interior desta unidade, que ainda nos brinda com um poderoso sistema de som de 29 altifalantes e 1430 W assinado pela Meridian.

Mas ou muito me engano ou provavelmente vão acabar a usá-lo muito menos vezes do que tinham antecipado. Porque a melhor banda sonora deste Range Rover Sport SV não sai dos altifalantes, sai do escape.

Este conteúdo tem o apoio da BP. Saiba quanto pode poupar se abastecer com a BP.

Alma de BMW M5

Com o antigo Range Rover Sport SVR a marca britânica despediu-se do seu V8 de 5,0 litros, mas não desistiu da fórmula. Tanto que para o novo SV (sim, perdeu o “R”) fez questão de manter um motor com oito cilindros em V. E graças à BMW, isso foi possível.

Isso mesmo. O coração do novo Range Rover Sport SV é exatamente o mesmo que encontramos no novo BMW M5. Trata-se de um motor V8 biturbo de 4,4 litros que produz 635 cv de potência e 800 Nm de binário máximo, o suficiente para o «empurrar» até aos 290 km/h e para o levar dos 0 aos 100 km/h em 3,8s.

Range Rover Sport SV traseira
© Razão Automóvel O sprint dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,8s.

São números impressionantes, independentemente do carro ou tipo de carroçaria. Mas quando os associamos a um mastodonte com 2560 kg, ganham ainda mais impacto. Até porque quando as curvas chegam, o Range Rover Sport SV faz-nos esquecer as dimensões, o peso e até a sua silhueta.

Existem muitos motivos para isso, mas o principal talvez sejam mesmo as suspensões pneumáticas que a marca apelida de 6D Dynamic Suspension.

São comandadas eletronicamente por um servo que faz a gestão individual de cada uma, interligando todo o sistema e alterando em tempo real os níveis de rigidez e altura para que o chassis responda como um todo.

É assim que este Range Rover Sport SV consegue controlar todas as transferencias de massas em tempo real e contornar as leis da física. Mas também posso falar de outras coisas e realçar o poder dos travões, da rapidez da caixa automática de oito velocidades ou até mesmo da eficácia do sistema de tração integral.

E os consumos?

Neste breve primeiro contacto, que aconteceu no âmbito dos German Car of The Year, não consegui fazer uma média de consumos que sirva minimamente de indicador para quem procura este modelo. O tempo foi curto e a minha vontade de espremer estes oito cilindros era grande.

Range Rover Sport SV jantes carbono
© Razão Automóvel As jantes em fibra de carbono de 23″ são um exclusivo desta versão especial so Range Rover Sport SV.

Mas fazendo uso pleno das capacidade deste motor V8 posso dizer-vos que não é difícil superar largamente os 20 litros por cada 100 km. No entanto, segundo a marca, se não deixarem as boas maneiras em casa, podem esperar consumos compreendidos entre os 11,3 litros e os 13 litros.

Um valor que seguramente não cortará a respiração de quem estiver disposto a conviver diariamente com este SUV, que foi uma das experiências de condução mais diferenciadas que tive nos últimos tempos.

Quanto custa?

Já disponível para encomenda no nosso país, o Range Rover Sport SV (635 cv) tem preços que começam nos 234 472 euros, um valor que ascende aos 240 260 euros com o pacote opcional de Carbono Forjado.

E uma vez que a Edition Two não é disponibilizada pela marca em Portugal (pelo menos atualmente), esta é a configuração mais próxima que podemos ter deste modelo no mercado nacional.

É bem mais do que custa, por exemplo, o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid, que está disponível em Portugal por 216 091 euros. Mas ao mesmo tempo fica muito abaixo do Aston Martin DBX707, que tem preços a partir de 318 841 euros.

Range Rover Sport SV

Primeiras impressões

O Range Rover Sport SV é quase uma criatura com duas caras distintas: tanto é brutalmente rápido como logo de seguida pode ser altamente confortável. É um SUV superlativo, sem meio-termo. O V8 com 635 cv e a suspensão engenhosa dão-lhe alma de superdesportivo, mas a imagem sofisticada e o interior requintado dão-lhe a imponência que se exige a um Range Rover.

Data de comercialização: Julho 2025