Notícias World Car Awards já elegeram a Personalidade Mundial do Ano

World Car Awards 2024

World Car Awards já elegeram a Personalidade Mundial do Ano

Com a eleição da Personalidade Mundial do Ano ficamos um passo mais próximo de conhecer o Carro Mundial do Ano 2024.

Adrian Newey
© Red Bull Content Pool

O título de Personalidade Mundial do Ano 2024 do World Car Awards (WCA) foi concedido a Adrian Newey, OBE (Oficial da Ordem do Império Britânico) e diretor técnico da equipa de Fórmula 1, a Red Bull Racing.

Depois da eleição do designer SangYup Lee em 2023, a eleição de Adrian Newey vem «refrescar» a lista de vencedores. Recorde que, nos últimos dois anos, este galardão tinha sido entregue a designers e executivos pertencentes ao Hyundai Motor Group.

© Red Bull Red Bull RB 19, desenhado por Adrian Newey

As razões da eleição

Os jurados do World Car Awards decidiram eleger Adrian Newey devido à concepção do RB 19, que se tornou no monolugar mais dominante da história da Fórmula 1. Em 2023, o RB 19 ganhou 21 das 22 corridas nas quais participou, garantindo 30 presenças no pódio.

Estas conquistas permitiram o sexto Campeonato Mundial da Red Bull Racing, e o terceiro de Max Verstappen. O design do RB 19 passou a ser o almejado pelos seus adversários.

Adrian Newey, no entanto, não é estranho à concepção e desenvolvimento de carros de Fórmula 1 dominadores e vitoriosos.

Adrian Newey
© Red Bull Content Pool

O engenheiro britânico já soma uma carreira de 35 anos na disciplina, que se traduzem em 11 títulos de construtores e mais de 200 vitórias — números que ainda têm margem para crescer. Newey já é considerado por muitos como o designer mais bem sucedido na história da Fórmula 1.

Os outros candidatos

Para além de Adrian Newey, foram considerados mais quatro candidatos ao título de Personalidade do Ano pelos jurados dos World Car Awards, que conta com mais de 100 jornalistas de 31 nações, entre as quais Portugal, que é representado por Guilherme Costa, cofundador e diretor da Razão Automóvel.

Fique a conhecê-los em mais detalhe:

  • Stephan Durach, vice presidente sénior connected company development do Grupo BMW;
  • Andreas Preuningerdiretor da linha de modelos GT da Porsche AG;
  • Lisa Reeves, diretora de design interno da Volvo Cars;
  • C.V. Raman, diretor tecnológico da Maruti-Suzuki.

Carro Mundial do Ano 2024

Com a eleição da Personalidade Mundial do Ano 2024 ficamos um passo mais próximos de conhecer o Carro Mundial do Ano. Os 10 finalistas já são conhecidos:

O próximo passo acontece já no Salão de Genebra 2024, que abre portas na próxima semana. Dos 10 finalistas ao título mais cobiçado da indústria automóvel, serão selecionados apenas três, juntamente com os três finalistas das restantes categorias a votos.

Teremos de esperar pelo Salão de Nova Iorque 2024, que abre portas a 29 de março, para finalmente ser conhecido o Carro Mundial do Ano 2024.

Sabe esta resposta?
Quem foi eleito/a personalidade do ano no World Car Awards em 2022?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Luc Donckerwolke eleito Personalidade Mundial do Ano 2022