Notícias Volvo S60. Nova geração nasce nos EUA já sem Diesel

Lançamento

Volvo S60. Nova geração nasce nos EUA já sem Diesel

O novo Volvo S60 não é apenas o primeiro Volvo a nascer nos EUA. É também o primeiro já sem qualquer Diesel. E com muito equipamento de segurança.

Apresentada mundialmente esta quarta-feira, num evento que serviu também para inaugurar a primeira fábrica da marca sueca nos Estados Unidos da América, onde, de resto, será produzida, a nova geração Volvo S60 tem por base a já conhecida plataforma SPA – Scalable Product Architecture. E que serve igualmente de base à Série 90, assim com aos novos XC60 e V60.

Aliás, o S60 agora dado conhecer partilha a mesma tecnologia de segurança e info-entretenimento já conhecida da V60, apostando, tal como esta, linhas expressivas e os já esperados faróis com o “Martelo de Thor” como luzes diurnas, além de um difusor dianteiro esculpido e mais angular que no S90.

Já na traseira, a mesma assinatura de design e luminosa do “irmão maior”.

Interior tecnológico

Passando ao interior, um habitáculo em tudo idêntico ao da carrinha V60, onde não falta a mesma componente tecnológica, traduzida no já conhecido sistema de info-entretenimento Sensus Connect, com ecrã tátil a cores “gigante” e compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G.

RELACIONADO: Conhece a lista de preços e equipamento da nova Volvo V60 em Portugal

No domínio da segurança, sistemas como o City Safety, capaz de reconhecer obstáculos, peões, ciclistas e animais de grande porte, e evitar autonomamente o acidente, desde que a velocidades até 50 km/h, e o Pilot Assist, sinónimo de condução semiautónoma disponível até aos 130 km/h. Sem esquecer outros sistemas de assistência à condução como o Run-off Road Mitigation e Oncoming Lane Mitigation.

Já o Cross Traffic Alert com travagem automática, opcional, contribui para reforçar os níveis de segurança dentro e fora do veículo.

A gasolina, híbrido… mas sem Diesel

Finalmente e quanto a motorizações, o novo Volvo S60 é o primeiro modelo da marca sueca a apresentar-se sem qualquer motor Diesel, mas apenas a gasolina e com ajuda elétrica.

RELACIONADO: Volvo S90 e V90 já disponíveis em Portugal com T8 Plug-In Hybrid

Assim, disponíveis desde o início, as motorizações T5 e T6 a gasolina — todas as motorizações derivam do mesmo bloco de 2.0 l e quatro cilindros em linha —, a primeira a debitar 250 cv e com tração apenas dianteira, ao passo que a T6 anuncia 310 cv, mas com tração integral.

Igualmente disponíveis, as variantes híbridas plug-in Twin Engine AWD T6 e T8, a debitarem, respetivamente, 340 e 400 cv, estando também previsto um T8 Twin Engine, mas com uma “mãozinha” da Polestar. Esta variante Polestar Engineered anuncia 415 cv de potência (gestão do motor é específica), e setup dinâmico específico: jantes, sistema de travagem, suspensão são únicos a este modelo.

Produzido em Charleston

O novo Volvo S60 vai ser produzido na nova fábrica da Volvo em Charleston, que a marca sueca acaba de inaugurar nos EUA. A qual, a partir de 2021, assumirá igualmente a produção da nova geração XC90, não só para o mercado americano, como também para o resto do mundo.

Volvo fábrica Charleston 2018

Sinónimo de um investimento em solo americano na ordem dos 1,1 mil milhões de dólares (cerca de 950 milhões de euros), a fábrica de Charleston tem prevista uma capacidade de produção a rondar as 150 mil unidades por ano.

Sabe esta resposta?
Como se chama a versão mais offroad do Jeep Renegade?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jeep Renegade renova-se e estreia novos motores a gasolina