Notícias Polestar: a arma secreta da Volvo para a alta performance… eletrificada

Mercado

Polestar: a arma secreta da Volvo para a alta performance… eletrificada

A Polestar, a divisão dedicada a extrair performance dos modelos Volvo, vai tornar-se numa marca independente de alta performance... e eletrificada.

Volvo S60 Polestar

A Volvo Cars anunciou que a sua divisão de performance, a Polestar, passará a ser uma marca independente, focada na concepção de veículos eletrificados de alta performance. Ao contrário da AMG ou da M, os futuros modelos da “estrela polar” terão identidade própria, sem terem nenhuma referência à Volvo na identificação dos seus novos modelos de produção.

No entanto, a marca não deixa de estar integrada no grupo Volvo, pelo que haverá sinergias tecnológicas e de engenharia entre as duas marcas, permitindo economias de escala. Que é como quem diz, os futuros modelos da Polestar deverão derivar das duas plataformas existentes no grupo: SPA (XC60, XC90, S90, V90) e CMA (futuro XC40). E, claro, recorrerão à tecnologia híbrida e futura tecnologia elétrica da marca sueca.

Polestar Logo
O símbolo da Polestar

 

A Polestar será um concorrente credível no mercado global emergente para automóveis eletrificados de alta performance. Com a Polestar, seremos capazes de oferecer carros eletrificados para os condutores mais exigentes e progressivos em todos os segmentos do mercado.

Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars

A aposta na eletrificação deverá torná-la numa potencial rival para a Tesla, a BMW i, ou até modelos específicos como o híbrido Mercedes-AMG GT Concept, que chegará às linhas de produção.

Não sabemos que modelos farão parte do novo portefólio da marca, como também não sabemos o quão diferenciados serão dos Volvo atuais. No entanto, a escolha de Thomas Ingenlath, o atual Vice-Presidente Senior de Design da Volvo, como o Diretor Executivo da Polestar, é um forte indício na vontade em realmente diferenciar as duas marcas.

A escolha do Thomas para encabeçar a Polestar mostra o nosso compromisso em estabelecer verdadeiramente e de forma diferenciada uma marca independente dentro do Volvo Car Group.

Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars

Thomas Ingenlath foi um dos principais responsáveis pelo renascimento recente da Volvo, criando uma linguagem visual que conquistou tanto o mercado como a crítica, acumulando inúmeros prémios. O sr. Ingenlath será acompanhado na Polestar por Jonathan Goodman, que será o Diretor de Operações, deixando o seu cargo como Vice-Presidente Sénior de Comunicação na Volvo. Traz com ele 25 anos de experiência comercial na indústria automóvel.

Estou realmente entusiasmado para enfrentar o desafio em estabelecer esta excitante marca, desenvolvendo um portefólio fabuloso de produtos e canalizar a nossa paixão através da equipa Polestar. O próximo capítulo na história da Polestar está apenas a começar.

Thomas Ingenlath, Diretor Executivo da Polestar

A Volvo adquiriu a Polestar na totalidade em julho de 2015, após uma longa relação no desporto motorizado entre as duas empresas, desde 1996. Apesar de agora se tornar uma marca independente, no futuro continuará a haver pacotes específicos para modelos Volvo sob a marca Polestar Engineered.

Informações mais concretas sobre os futuros planos comerciais e industriais da Polestar serão anunciadas no outono, com o Salão de Frankfurt a ser um forte candidato para conhecermos o seu primeiro modelo.