Salão de Genebra 2018

Acabada de revelar. A nova Volvo V60 em 5 pontos essenciais

Há mais de 60 anos que a Volvo produz carrinhas. A nova Volvo V60 promete honrar esse legado. Conhece todos os detalhes da nova Volvo V60 em cinco pontos essenciais.

Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo (Scalable Product Architecture) — utilizada nos modelos da Série 90 e no Novo XC60 — a nova Volvo V60 acaba de ser relevada mundialmente através do Facebook.

É o segundo modelo da família Série 60 — o primeiro foi o SUV XC60 — e será o grande destaque da marca no Salão de Genebra. Vamos conhecê-la em 5 pontos essenciais:

1. Exterior da Volvo V60

Pureza e funcionalidade. É com estes dois adjetivos que a marca sueca define as linhas da nova Volvo V60.

"A V60 desempenha um papel central para a Volvo. É refinada, tem um excelente design e ao mesmo oferece uma funcionalidade e versatilidade ímpares."

Robin Page, Senior Vice President, Design Volvo Cars

A face lateral subtilmente esculpida enfatiza o carater atlético da carrinha, com o spolier no tejadilho a reforçar a sua natureza dinâmica. A nova identidade da Volvo está fortemente vincada na nova grelha frontal e nas luzes dianteiras e traseiras.

Volvo V60
Os designers da Volvo quiseram que a nova V60 se assemelhasse a uma peça de design escandinavo.

2. Interior

No interior, além das naturais preocupações ao nível do conforto e da ergonomia, os designers da marca trabalharam no sentido de oferecer um habitáculo luminoso, limpo e organizado.

Volvo V60
Interior da nova Volvo V60 2018.

A escolha de materiais também parece correta, destacando-se o padrão de diamante nos botões de comando no painel de central.

Os bancos dianteiros foram moldados de acordo com os mais recentes estudos de ergonomia da marca sueca e oferecem uma ampla gama de ajustes. Atrás, o espaço generoso para as pernas, coadjuvado pela presença de climatização automática, garante que todos os ocupantes viagem em conforto.

A bagageira, com uma capacidade de 529 litros, referência no segmento, não tem qualquer intromissão da suspensão traseira, sendo bastante ampla resultando num espaço capaz de acomodar facilmente objetos volumosos e irregulares.

O portão da bagageira elétrico permite que o abra ou feche utilizando um botão no painel de instrumentos do automóvel ou no próprio portão da mala.

Está disponível com uma função mãos-livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o pára-choques traseiro.

3. Segurança

A nova Volvo V60 partilha a sua tecnologia de segurança com os mais recentes modelos da marca e vem equipado com um avançado pack, combinando sistemas de segurança ativa e passiva. Entre eles uma estreia mundial: o Oncoming Mitigation com travagem.

Volvo V60

Esta inovação é capaz de detetar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão. Se uma colisão não puder ser evitada, este sistema trava automaticamente a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o efeito de uma colisão

Safety Cage
Combinando várias qualidades de aço e alumínio, a famosa safety cage (presente na Volvo desde 1947) garantirá a rigidez estrutural necessária em caso de acidente.

A estes sistemas juntam-se os já conhecidos Lane Keeping Aid (de forma suave redireciona o carro para a sua trajetória), Run-off road Mitigation (sistema capaz de detetar uma saída involuntária de estrada e recolocar o carro em estrada), BLIS (avisador de ângulo morto), Driver Alert Control (detenção de fadiga), e finalmente o Pilot Assist (que oferece condução semiautónoma até 130 km/h).

Safety Cage da Volvo V60.

4. Condução/chassis

A Volvo quer elevar a qualidade dinâmica da nova Volvo V60, e por conseguinte procedeu à afinação da plataforma SPA em específico para este modelo.

Perfil.

Na frente, a suspensão desportiva com geometria de duplo braço triangular, proporciona o melhor contacto possível entre a superfície do pneu e a estrada. Atrás, a suspensão traseira de eixo integral apresenta uma sofisticada mola de lâmina transversal feita de materiais compósitos leves e destinada especificamente a proporcionar uma condução desportiva e dinâmica sem comprometer o conforto de rolamento.

AO VOLANTE: Já testámos o novo Volvo XC40. Primeiras impressões e preços em Portugal

Motorizações

No início da sua produção, a nova V60 estará disponível nas motorizações D3 (150 cv) e D4 (190cv) a Diesel e T5 (250cv) e T6 (320cv) gasolina.

A breve trecho serão introduzidas novas opções onde se inclui a motorização eletrificada.

Ainda não há data de comercialização oficial, mas a nova Volvo V60 deverá chegar ao mercado nacional antes do final do ano.

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos