Notícias Atenção, i20 N e Fiesta ST. Novo Volkswagen Polo GTI ganhou tecnologia e potência

Apresentação

Atenção, i20 N e Fiesta ST. Novo Volkswagen Polo GTI ganhou tecnologia e potência

A renovação da gama Polo chegou, finalmente, ao Volkswagen Polo GTI. Com mais potência, o hot hatch alemão está mais tecnológico e tem um novo visual.

Volkswagen Polo GTI

Nesta renovação do Polo, o objetivo da Volkswagen não podia ser mais claro: aproximar o seu utilitário do “irmão mais velho”, o Golf. Desta forma, é sem grandes surpresas que o renovado Volkswagen Polo GTI se apresenta como uma espécie de versão “miniaturizada” da oitava geração do “pai dos hot hatch”.

No exterior as alterações levadas a cabo foram as mesmas que encontramos nos Polo “normais”. Já a distinguir esta versão GTI das restantes temos para-choques específicos, vários logótipos e uma grelha específica onde se destaca a característica faixa vermelha que ajudam a tornar mais chamativo o rival de modelos como os Hyundai i20 N ou Ford Fiesta ST.

Já no interior, o visual manteve-se praticamente inalterado, destacando-se os bancos desportivos e os apontamentos em vermelho. Desta forma, as principais novidades a bordo do novo Polo GTI surgem no campo da tecnologia.

A NÃO PERDER: Volkswagen vai abandonar motores de combustão na Europa em 2035

Assim sendo, o revisto Polo GTI apresenta-se com um novo sistema de infoentretenimento que surge associado, de série, a um ecrã com 8” que, em opção, pode crescer para as 9,2”. Entre os principais destaques deste novo sistema surgem a possibilidade de guardar os perfis dos condutores na cloud e a ligação sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

E a mecânica?

No capítulo mecânico o Volkswagen Polo GTI manteve-se fiel ao 2.0 l de quatro cilindros, contudo viu a potência subir dos 200 cv para os 207 cv. Já o binário manteve-se nos 320 Nm que são enviados às rodas dianteiras exclusivamente por uma caixa automática DSG de sete relações.

Tudo isto permite-lhe cumprir os tradicionais 0 aos 100 km/h em apenas 6,5s e alcançar uns impressionantes 6,5s (menos 0,2s do que até agora) e alcançar os 240 km/h (mais 3 km/h de velocidade máxima do que a versão pré-restyling).

LEIAM TAMBÉM: Testámos o Volkswagen ID.4 GTX, o elétrico para as famílias apressadas

Já quando chegam as curvas o renovado Polo GTI vale-se do diferencial eletrónico, de uma nova barra estabilizadora na dianteira e uma suspensão 15 mm mais baixa do que a usada pelos restantes Polo.

Por fim, há ainda a destacar o reforço no campo das tecnologias de assistência e ajuda à condução, com o sistema “Travel Assist” em estreia. Desta forma dispomos de equipamentos como o Cruise Control adaptativo, Lane Assist, Side Assist, Rear Traffic Alert  System ou o sistema de travagem autónoma.

Para já, a Volkswagen ainda não revelou os preços do revisto Polo GTI nem uma data prevista para o seu lançamento.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Polo G40 na versão sem catalisador?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Polo G40, o terrífico
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Polo G40, o terrífico