Notícias Volkswagen vai abandonar motores de combustão na Europa em 2035

Indústria

Volkswagen vai abandonar motores de combustão na Europa em 2035

Decisão foi revelada por Klaus Zellmer, membro do conselho de vendas e marketing da Volkswagen, em entrevista ao jornal alemão “Münchner Merkur”.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen AG

Depois do anúncio de que o último modelo da Audi com motor de combustão deverá ser lançado em 2026, ficámos agora a saber que a Volkswagen vai deixar de vender automóveis com motor de combustão interna na Europa em 2035.

A decisão foi anunciada por Klaus Zellmer, membro do conselho de vendas e marketing da construtora alemã, em entrevista ao jornal germânico “Münchner Merkur”.

“Na Europa, vamos deixar o negócio dos veículos de combustão entre 2033 e 2035. Na China e nos Estados Unidos será um pouco mais tarde”, disse Klaus Zellmer.

A NÃO PERDER: Fim da linha para os motores de combustão na Audi chega em 2033
Klaus Zellmer
Klaus Zellmer

Para o executivo da marca germânica, uma marca de volume como a Volkswagen deve “adaptar-se às diferentes velocidades de transformação nas diferentes regiões”.

Concorrentes que vendem veículos maioritariamente na Europa têm menos complexidade na transformação devido às claras exigências políticas. Vamos continuar a avançar de forma consistente na nossa ofensiva elétrica ambiciosa, mas queremos estar alinhados com as necessidades dos nossos clientes.

Klaus Zellmer, membro do conselho de vendas e marketing da Volkswagen

 

Zellmer reconhece, por isso, a importância dos motores a combustão durante “mais alguns anos”, pelo que a Volkswagen vai continuar a investir na otimização dos grupos propulsores atuais, incluíndo os Diesel, ainda que estes representem um desafio extra.

“Tendo em vista a possível introdução da norma EU7, o Diesel é certamente um desafio especial. Mas existem perfis de condução que ainda exigem muito este tipo de tecnologia, especialmente os condutores que fazem muitos quilómetros”, revelou Zellmer.

LEIAM TAMBÉM: Até 90% mais ecológica. A gasolina renovável que pode salvar o motor de combustão?

Além desta ambiciosa meta, a Volkswagen estima ainda que em 2030 os carros elétricos já correspondam a 70% das suas vendas e estabelece o ano de 2050 como meta para encerrar por completo a venda de automóveis com motor de combustão em todo o mundo.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Volkswagen ID.4 GTX?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Volkswagen ID.4 GTX, o elétrico para as famílias apressadas