Notícias Volkswagen ID.X revelado com 333 cv. “Hot hatch” elétrico a caminho?

Protótipo

Volkswagen ID.X revelado com 333 cv. “Hot hatch” elétrico a caminho?

E se o Volkswagen ID.3 desse origem a um pujante "hot hatch" elétrico com mais de 300 cv? O protótipo já existe e chama-se ID.X…

Volkswagen ID.X

Pouco depois de apresentar o Volkswagen ID.4 GTX, o mais desportivo e potente dos ID.4, a marca de Wolfsburgo mostra agora o ID.X, um (ainda) protótipo que transforma o ID.3 numa espécie de “hot hatch” elétrico.

A revelação foi feita por Ralf Brandstätter, diretor geral da Volkswagen, através de uma publicação na sua conta pessoal de Linkedin e faz-se acompanhar de várias fotos do protótipo, que exibe uma decoração específica em cinza, com detalhes verde fluorescente.

No interior, uma configuração em tudo semelhante a um ID.3 de produção, ainda que com várias superfícies em Alcantara e muitos apontamentos no mesmo tom fluorescente que encontramos na carroçaria.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID.5. “Irmão” mais desportivo do ID.4 chega ainda este ano

Mais notável é a melhoria em termos mecânicos, já que este ID.X recorre ao mesmo esquema motriz elétrico que encontramos no “irmão” ID.4 GTX, assente em dois motores elétricos, um por eixo.

Como tal, e ao contrário das restantes variantes do ID.3, este ID.X apresenta-se com tração integral. E esta é mesmo uma das maiores surpresas deste projeto, uma vez que se acreditava que este sistema — de dois motores e tração integral — não podia ser acomodado pelo ID.3 por ser o mais compacto de todos os modelos derivados da MEB, a plataforma dedicada para elétricos do Grupo Volkswagen.

Volkswagen ID X
RELACIONADO: ID.3 Cabrio. Sim ou não? A Volkswagen quer saber a nossa opinião

Outra das surpresas está relacionada com a potência, uma vez que apesar de partilharem os mesmos motores, este ID.X consegue produzir mais 25 kW (34 cv) que o ID.4 GTX, totalizando 245 kW (333 cv).

A performance do ID.X também promete ser bastante melhor do que no ID.4 GTX. É que mesmo estando equipado com a maior das baterias disponíveis — 82 kWh (77 kWh líquidos) —, o ID.X acusa menos 200 kg face ID.4 GTX.

A NÃO PERDER: Vai fazer história como o Carocha? Testámos o Volkswagen ID.3 First Max (58 kWh)

Brandstätter testou o protótipo e disse estar “emocionado” com esta proposta, que é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,3s (6,2s no ID.4 GTX) e que até tem um Drift Mode semelhante ao que podemos encontrar (opcionalmente) no novíssimo Golf R, que o Diogo Teixeira já testou em vídeo.

Na mesma publicação, o diretor geral da Volkswagen admitiu que o ID.X não se destina à produção, mas confirmou que a marca de Wolfsburgo vai “tirar várias ideias” deste projeto, que foi criado pelos mesmos engenheiros que nos deram o ID.4 GTX.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do Volkswagen Golf GTE+?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Volkswagen Golf GTE é o futuro dos “hot hatch”. Melhor que o Golf GTI?