Notícias Volkswagen ID.5. “Irmão” mais desportivo do ID.4 chega ainda este ano

Fotos-espia

Volkswagen ID.5. “Irmão” mais desportivo do ID.4 chega ainda este ano

O ID.4 será acompanhado ainda este ano pelo Volkswagen ID.5, uma variante de traços mais dinâmicos do SUV elétrico da marca alemã.

Volkswagen ID.5
© Razão Automóvel

O futuro Volkswagen ID.5 foi apanhado nos testes de inverno a alguns meses de distância da sua revelação oficial. Quando chegar, complementará o já em comercialização ID.4, sacrificando um pouco a praticabilidade deste por uma dose adicional de estilo, com destaque para a sua linha de tejadilho mais arqueada.

Estão na “moda” as variantes de aspeto mais desportivo dos SUV/Crossover que muitas marcas insistem em chamar (erradamente) de coupé. Previsivelmente, não é por passarem a ser exclusivamente elétricos que essa tendência em ter uma variante de aspeto mais desportivo iria desaparecer, como o ID.5 mostra.

O futuro Volkswagen ID.5, no entanto, já tinha sido antecipado há vários anos. Em 2017 assistimos à revelação do concept ID. Crozz e é fácil de perceber o quão próximo estava, visualmente, do modelo de produção. Comparem as imagens:

Volkswagen ID. Crozz
Fotos-espia Volkswagen ID.5
© Razão Automóvel
FOTOS-ESPIA: Audi Q9, és tu? Novo SUV de grandes dimensões apanhado

O ID. Crozz vinha equipado com dois motores elétricos — um por eixo — que, no total, entregavam 306 cv de potência. Uma opção que fará parte das várias previstas para o ID.5 e que deverá ser a escolhida para dar corpo à versão de prestações mais elevadas deste crossover elétrico, denominada GTX.

As restantes opções serão partilhadas com o “irmão” ID.4. Nomeadamente a opção de apenas um motor traseiro e 204 cv, combinada com a bateria de 77 kWh; e muito provavelmente a opção de 170 cv combinada com a bateria mais pequena de 52 kWh.

Se o exterior do ID.5 será distinto do ID.4, o mesmo não podemos afirmar em relação ao seu interior que deverá ser fundamentalmente o mesmo, exceção feita à decoração interior.

Resta agora esperar pelo segundo semestre de 2021 para conhecermos, sem qualquer camuflagem, o novo Volkswagen ID.5. Dado a proximidade com o ID.4, será produzido juntamente com este em Zickau, na Alemanha, onde também já é produzido o ID.3.