Notícias Josef Juza, o limpa-chaminés que tem 114 Volkswagen Golf na garagem

Coleção

Josef Juza, o limpa-chaminés que tem 114 Volkswagen Golf na garagem

Josef Juza gosta — mas gosta mesmo muito —, do Volkswagen Golf, ao ponto de ter começado a colecionar exemplares do modelo. Coleção essa que já vai em 114 exemplares na sua garagem.

Josef Juza, é limpa-chaminés de profissão, reside em Viena, Áustria e coleciona, não superdesportivos ou clássicos exóticos, mas “humildes” Volkswagen Golf. E não são poucos — a sua coleção ascende, de momento, a 114 Volkswagen Golf. Provavelmente, a maior coleção privada de Volkswagen Golf do planeta.

“De momento” porque, apesar de Josef Juza já não andar ativamente à procura de mais Golf para a sua coleção, outros trazem-lhe propostas às quais lhe é impossível dizer “não”.

Mas porquê esta paixão e fascínio por Volkswagen Golf? Segundo Juza, a história de “amor” começou quando se sentou pela primeira vez num.

RELACIONADO: McLaren mais rápido de sempre vai chamar-se Speedtail

Quando me sentei num Golf pela primeira vez, fiquei com a sensação de que este carro tinha sido feito para mim. A posição de condução, prazer de condução, usabilidade para o dia-a-dia, era tudo exatamente como eu gosto.

Josef Juza
Volkswagen Golf

E o que começou como um simples “click” com um automóvel, acabou por se tornar no centro da sua paixão automóvel. A coleção começou de forma inocente com a aquisição de um segundo e terceiro Golf — um Volkswagen Golf para cada ocasião. O seu carro de trabalho era uma Volkswagen Caddy de segunda geração, derivada do Golf; à qual se juntou um Volkswagen Golf GTI para diversão ao volante; um Golf Cabrio para o verão; e um (raro) Golf Country para o inverno.

RELACIONADO: Jon Hunt. O homem que coleciona Ferraris à escala real

Mas após a visita a uma exibição Oldtimer, em meados da década de 90, um Golf I com travões de tambor à frente e um apron traseiro “dovetail” captou a sua atenção e assim comprou o primeiro Golf “desnecessário”, dando efetivamente o pontapé de partida para a sua coleção. Esta cresceu rapidamente e a paixão necessitava de ser alimentada:

Só tinha de dar uma olhadela rápida na internet e rapidamente encontrava outro grande veículo que custava praticamente nada. O transporte era muitas vezes mais caro do que o preço do carro.

Os destaques

Como seria de esperar, em 114 Volkswagen Golf, alguns são mais especiais do que outros. Entre os destaques temos um Golf I pré-série, proveniente do fornecedor Lunke & Sohn, com a particularidade de ter uma porta lateral deslizante do lado do condutor. Foi exibido em diversões salões automóveis em 1974, ano de lançamento do modelo.

Volkswagen Golf

Um cobiçado Volkswagen Golf G60 Limited, só 71 unidades produzidas e montadas à mão pelo departamento de competição da Volkswagen. O motor debitava 210 cv e trazia tração às quatro rodas Syncro. Ainda nos Golf de edição limitada, um Golf Rally, especial de homologação com base no Golf II, limitado a 5000 unidades.

RELACIONADO: Pagani Zonda HP Barchetta. O carro mais caro do mundo

Não podiam faltar Golf GTI, como vários exemplares da primeira geração, GTI 16v de segunda geração e até de preparadores, como o Golf I GTI da Oettinger com 150 cv. Nota também para o Golf I GTI da Nordstadt, unidade preparada para um sheik, com interior em pele e… telefone.

O e-Golf não foi o primeiro Golf elétrico, como prova o CitySTROMer I, produzido em 25 unidades em 1981, e desenvolvido em colaboração com a fornecedora RWE. Além do CitySTROMer I, também fazem parte da coleção um CitySTROMer II (70 unidades produzidas) e o Eco-Golf (11 unidades de teste produzidas), que estreava um sistema start-stop.

Também habita na sua garagem Golf convertidos para fins específicos, como duas unidades (de três) da Caddy convertida para servir de escada de acesso a aviões no aeroporto de Bremen. Ou as Caddy auto-caravanas, ou os Golf usados por várias autoridades, como emergência médica. Detém também um Golf com um milhão de quilómetros no odómetro, que o proprietário original desconectou antes de atingir a mágica marca, tendo percorrido mais de 150 mil quilómetros depois disso.

RELACIONADO: Volkswagen Corrado: recordar um ícone germânico

Quando lhe fizeram a questão: se tivesse que escolher apenas cinco carros dos 114, quais escolheria? A resposta de Jose Juza diz muito sobre a paixão do homem pelos seus Golf:

Acho que acabaria com toda a coleção. Preferiria não ter nenhum deles a ter que escolher alguns

Futuro museu?

Todos os 114 Golf mantêm o seu estado original e ao contrário do que seria de esperar, são todos mantidos por Josef Juza — não há equipas de mecânicos. Com tantos Golf, muitos com estatuto quase único, Juza tem material suficiente para abrir um museu.

RELACIONADO: Confronto GTI. Qual dos Volkswagen será o mais rápido?

Faz parte dos seus planos ter uma exposição aberta ao público, com a primeira a acontecer já durante a próxima primavera, em 2019. Para mais informações consultem o site (em alemão): http://www.golfsrudel.at/

Fonte: Volkswagen