Notícias Só no Japão. O encontro que reuniu apenas carros com motor Wankel

Vídeo

Só no Japão. O encontro que reuniu apenas carros com motor Wankel

Com a presença de modelos como os Mazda RX-3, RX-7, RX-8 e até o protótipo 767B, o antecessor do vitorioso 787B, este encontro é o paraíso dos amantes dos motores Wankel.

Wankel 13b

A pandemia da Covid-19 até pode ter levado ao cancelamento de diversos encontros e salões, no entanto não impediu que se realizasse um peculiar encontro dedicado aos motores Wankel.

Realizado no Japão, este encontro apenas tem uma regra: os carros presentes têm de estar equipados com o famoso motor patenteado por Felix Wankel em 1929.

Graças ao YouTuber Noriyaro neste vídeo podemos ver mais de perto este encontro e confirmar aquilo que já esperávamos: a maioria dos automóveis presentes pertencem a uma só marca: a Mazda.

VÊ TAMBÉM: Confirmado. O regresso do Wankel à Mazda acontece em 2022, mas como extensor de autonomia

Tal deve-se a dois fatores muito simples que são a localização geográfica do evento e, claro está, a longa ligação da Mazda aos motores Wankel. Desta forma, temos modelos como os Mazda RX-3, RX-7, RX-8 e até marcou presença um Mazda 767B, o antecessor do 787B — o único Wankel a vencer as 24 Horas de Le Mans, em 1991 —, com a marca a “apadrinhar” o evento com a presença desse exemplar.

Maioria Mazda, mas há exceções

Apesar de os Mazda estarem em larga maioria neste evento — tanto com exemplares completamente de série como com outros bastante modificados — nem só dos modelos nipónicos se faz este encontro dedicado aos motores Wankel.

Entre os modelos não nipónicos ali presentes o mais raro talvez seja mesmo o Citroën GS Birotor, um modelo do qual se venderam escassos exemplares e que a marca francesa voltou a comprar para destruir por forma a não ter de lidar com o fornecimento futuro de peças.

Além deste raro gaulês, o encontro contou ainda com a presença de um Caterham que recebeu um motor Wankel e até de um protótipo criado para a edição de 1996 do Tokyo Auto Salon.

Motor Wankel
Apesar da sua escassa disseminação o motor Wankel tem uma enorme legião de fãs.

Atualização a 5 de novembro de 2020, 15h05 — O artigo referiu-se ao protótipo de competição como 787B, quando na realidade é um 767B, pelo que corrigimos o texto de acordo.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo Volkswagen Golf R?