Notícias Qual o imposto a pagar pela venda dos veículos da tua empresa?

Fiscalidade Automóvel

Qual o imposto a pagar pela venda dos veículos da tua empresa?

Chegou aquela altura em que tens de trocar o veículo da tua empresa por um novo. Qual o imposto a pagar pela venda do veículo?

Tesla Model 3

Após tomar conhecimento dos benefícios sociais e fiscais associados à aquisição de viaturas elétricas e plug-in, a Silvia, gerente da empresa “Hipóteses Fiscais, Lda.”, decidiu adquirir um carro elétrico para a sua empresa.

Com um olhar no futuro, o seu objetivo é substituir o atual veículo a gasóleo, por um mais amigo do ambiente!

A Silvia adquiriu o atual veículo ligeiro de passageiros por 50 000 euros, em janeiro de 2015. Atualmente, e após alguma pesquisa de mercado, apercebeu-se de que o mesmo pode ser vendido por 25 000 euros.

VÊ TAMBÉM: Qual a tributação especial sobre os carros de empresa em 2019?
Hyundai Kauai EV

Considerando que o atual veículo tem, para efeitos fiscais, uma vida útil de 4 anos, a Silvia contactou a UWU Solutions para esclarecer as suas questões e otimizar esta transação.

Desta venda surgiu um imposto potencial a pagar de 5250 euros. No entanto, com o apoio da UWU, a empresa da Silvia irá pagar metade deste imposto.

Vejamos o impacto desta venda, nos resultados da “Hipóteses Fiscais, Lda.”!

Qual o impacto desta venda nos resultados da empresa?

Com a aquisição do seu veículo a gasóleo, registámos um custo de 50 000 euros, ao longo da vida útil do bem, ou seja:

A viatura está totalmente depreciada em 2019, isto é, já não tem valor contabilístico para a empresa. Mas, na declaração de imposto anual da “Hipóteses Fiscais, Lda.”, apenas será considerado como custo 25 000 euros pois, o limite máximo anual aceite fiscalmente é de 6250 euros.

Assim sendo, com a venda do veículo, a Silvia assume que existe uma mais-valia exatamente igual ao valor da venda, ou seja, de 25 000 euros.

Uma vez que na sua declaração anual, a empresa não deduziu o valor total da viatura, a dúvida que a Silvia coloca é:

  • Então, este lucro irá pagar IRC?

A resposta está diretamente relacionada com o valor de aquisição de cada viatura ligeira de passageiros…

Quando a Sílvia decidiu vender a viatura da sua empresa, esta estava amortizada em 50 000 euros. Mas, para efeitos fiscais, apenas foi considerado como custo 25 000 euros.

Assim sendo, se a viatura for vendida por 25 000 euros, há lugar a mais-valia fiscal e, consequentemente, 5250 euros de imposto a pagar!

No entanto, a UWU Solutions encontrou uma forma da “Hipóteses Fiscais, Lda.”  pagar apenas metade daquele valor!

À semelhança da Silvia, muitas pessoas desconhecem esta situação e, em consequência, pagam imposto sobre a venda de veículos, na empresa.

Se está numa situação idêntica a esta, e tem dúvidas sobre a venda do seu veículo, contacte-nos!

Artigo disponível em UWU.


Fiscalidade Automóvel. Todos os meses, aqui na Razão Automóvel, há um artigo da UWU Solutions sobre fiscalidade automóvel. As novidades, as mudanças, as principais questões e toda a atualidade em torno desta temática.

UWU Solutions iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, como empresa de prestação de serviços de Contabilidade. Ao longo destes mais de 15 anos de existência têm vindo a registar um crescimento sustentado, alicerçado na elevada qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos clientes, o que permitiu desenvolver outras competências nomeadamente nas áreas de Consultoria e de Recursos Humanos numa lógica de Business Process Outsourcing (BPO).

Atualmente, a UWU tem ao seu serviço 16 colaboradores, distribuídos pelos escritórios de Lisboa, Caldas da Rainha, Rio Maior e Antuérpia (Bélgica).