Notícias Aqui tuning não é crime. As grandes diferenças para Portugal

Vídeos RA

Aqui tuning não é crime. As grandes diferenças para Portugal

Fomos até Los Angeles para ver as novidades no LA Automobility 2023. Mas foram os carros modificados que mais nos surpreenderam.

Guilherme Costa a ser algemado por polícia contra BMW M3 transformado
© Razão Automóvel

Tem matrícula, piscas e luzes de presença? Então o mais provável é que possa circular livremente na via pública. Naturalmente, não falamos de Portugal, falamos dos Estados Unidos da América (EUA) onde quem gosta de modificar automóveis tem total liberdade para o fazer.

Uma liberdade que se traduz numa cultura automóvel muito rica, que dita tendências — por vezes a nível mundial — e que dá aos proprietários «carta branca» para transformarem os seus carros em algo verdadeiramente pessoal e único.

Nós marcámos presença no LA Automobility 2023 e testemunhámos isso «ao vivo e a cores». A quantidade — e diversidade! — de carros disponíveis é impressionante.

E ao contrário do que parece no início deste vídeo, não tivemos problemas com as autoridades:

Em abono da verdade, em Portugal tuning não é crime — apesar da frase ter ganho muita popularidade. Simplesmente o processo de averbamento de acessórios e modificações é um autêntico pesadelo.

Tuning oficial das marcas

Nos EUA a modificação dos automóveis é tão consensual que as marcas — Ford, Chevrolet, Jeep, etc — têm listas de acessórios oficiais para os seus modelos.

Quão consensual? É possível ver carros altamente modificados ao lado das versões «normais» e ninguém acha estranho. Neste vídeo (em destaque) mostramos um pouco disso mesmo: carros profundamente modificados que são expostos ao lado das versões convencionais.

As grandes novidades 2024

Ao contrário do que acontece na Europa, a transição para os carros elétricos nos EUA está um pouco mais atrasada. Também está a acontecer, mas não ao mesmo ritmo.

Talvez por isso, alguns dos grandes destaques deste LA Automobility 2023 não eram modelos 100% elétricos. Foi o caso do novo Hyundai Santa Fe, Kia Sorento e Toyota Camry. Três modelos que ainda têm nos motores a gasolina o seu principal aliado.

Ainda assim, também houve espaço para os 100% elétricos. Nomeadamente para a apresentação do Lucid Gravity, um SUV elétrico com mais de 700 km de autonomia e baterias gigantes.

Previsão para chegada a Portugal? Não existe. A Razão Automóvel falou com um dos responsáveis da marca que apontou uma data posterior a 2025.