Notícias Insanidade. Golf GTI (1983) com 400 cv e apenas tração dianteira. Aguenta?

Arranque a Frio

Insanidade. Golf GTI (1983) com 400 cv e apenas tração dianteira. Aguenta?

De série, o Volkswagen Golf GTi de 1983 debitava modestos 112 cv, mas este acusa 400 cv: altura de colocá-lo à prova na autobahn.

Volkswagen Golf GTi 1983
© AutoTopNL

Num primeiro olhar, este Volkswagen Golf GTI de primeira geração não parece ser muito diferente dos outros.

As jantes BBS e os pneus semi-slicks chamam a atenção, há um “R” suspeito adicionado à sigla GTI, e o spoiler traseiro de três peças destaca-se.

A maior diferença, no entanto, é aquela que não vemos e encontra-se debaixo do capô. No lugar do motor de 1,8 l de 112 cv de série está algo mais moderno e potente: o 2.0 TSI do Volkswagen Golf R (6ª geração).

Para mais foi mexido e debita agora 400 cv… que continuam a ser transmitidos apenas às modestas rodas dianteiras — o R tem tração integral. Isto num hot hatch que «acusa» apenas 932 kg (quase 600 kg mais leve que o Golf R).

O resultado é desconcertante: será que o eixo dianteiro do pequeno Golf GTI é capaz de suportar todo este «poder de fogo»?

O canal de YouTube AutoTopNPL tentou descobrir isso mesmo e… corresponde às expectativas. As duas primeiras relações são praticamente inúteis — o eixo dianteiro não consegue lidar com o excesso de binário — e mesmo com um diferencial autoblocante, o carro «ameaça» constantemente «fugir» das mãos do condutor.

A insanidade continua nas acelerações e mesmo com um escalonamento inadequado da caixa demorou 9,1s… dos 100 km/h aos 200 km/h. Só visto:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.