Notícias Troféu C1 ganha dimensão internacional. Temporada 2023 com muitas novidades

Troféu C1 Learn & Drive 2023

Troféu C1 ganha dimensão internacional. Temporada 2023 com muitas novidades

Evoluções técnicas, novas equipas e provas internacionais. A temporada 2023 do Troféu C1 será a maior de sempre.

Troféu C1

Após quatro temporadas de sucesso, o Troféu C1 Learn & Drive vai internacionalizar-se.

Duas das jornadas do troféu serão disputadas em Portugal — no Circuito do Estoril e no Autódromo Internacional do Algarve. As outras três provas vão levar os pequenos Citroën C1 além fronteiras: Zolder (Bélgica), Magny Cours (França) e Spa-Francorchamps (Bélgica).

No total, o troféu organizado pela Motor Sponsor — empresa liderada por André Marques — vai contar com cinco corridas, todas elas disputadas em circuitos que acolhem ou já acolheram grande prémios de Fórmula 1.

A NÃO PERDER: Tudo o que aprendi neste carro que foi de uma idosa
Trofeu C1 24 horas
O Autódromo Internacional do Algarve mantém-se no calendário tal como o Circuito do Estoril.

Motivos mais que suficientes para André Marques considerar que a temporada 2023 será “a melhor época de sempre do Troféu C1”.

Ainda assim, as novidades não se ficam apenas pelo calendário. Os fiáveis Citroën C1 que animam este troféu também vão receber atualizações na próxima temporada.

Citroën C1 mais evoluído

Mais rápidos e mais potentes. É assim que os Citroën C1 se vão apresentar em 2023.

A Motor Sponsor anunciou um conjunto de novidades técnicas que permitirão às equipas tornar os Citroën C1 mais rápidos e competitivos, sem prejudicar a fiabilidade reconhecida a este modelo.

Graças a algumas atualizações mecânicas, vamos permitir às equipas aumentar a potência dos C1. Além disso, vamos utilizar novos pneus que certamente vão melhorar os tempos em pista. Sobretudo, o nosso objetivo é que as corridas sejam mais interessantes e os carros ainda mais divertidos de conduzir.

André Marques, promotor do Troféu C1
Troféu C1 Estoril Endurance Razão Automóvel
Ao contrário do que aconteceu este ano, o troféu vai contar apenas com corridas de endurance, deixando de existir o “Troféu Mini-Endurance” cuja última prova se disputa este fim de semana. © José Pardana

Internacional mas com custos controlados

Apesar da internacionalização, o Troféu C1 Learn & Drive 2023 vai manter-se fiel a um dos principais fatores diferenciadores da competição organizada pela Motor Sponsor: os custos controlados.

Em comunicado, a Motor Sponsor reafirma um compromisso de “garantir, às equipas nacionais que o pretendam, toda a logística, estando também disponíveis packs «Arrive & Drive»”.

Recordamos que os packs «Arrive & Drive» destinam-se aos pilotos e empresas que queiram competir numa modalidade “tudo incluído”, afirma André Marques.

Nós tratamos de tudo. O carro, a equipa de assistência e o equipamento de competição. O piloto ou empresa que contratar este serviço só tem de chegar e correr, como o próprio nome indica.

Acerca dos pacotes “Arrive & Drive” a MotorSport prometeu anunciar brevemente os seus preços e condições.

Acerca da aposta na internacionalização, em declarações à Escape Livre, o responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques, afirmou: “em quatro temporadas, o troféu recebeu mais de 550 pilotos e mais de 100 equipas (…) é a fase em que a internacionalização se assume como o passo a seguir”.

O calendário completo

O Troféu C1 Learn & Drive 2023 vai disputar-se entre abril e dezembro do próximo ano. Quanto ao calendário, é este abaixo:

  • Circuito de Zolder (Bélgica) — 1 e 2 de abril;
  • Circuito de Magny Cours (França) — 27 a 29 de maio;
  • Circuito do Estoril (Portugal) — data a definir;
  • Circuito Spa-Francorchamps (Bélgica) — 20 a 22 de outubro;
  • Autódromo Internacional do Algarve (Portugal) — 2 e 3 de dezembro.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Citroën Xantia Activa V6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris