Notícias Fórmula 1 de regresso a Portugal em 2023? Há uma forte possibilidade

Fórmula 1

Fórmula 1 de regresso a Portugal em 2023? Há uma forte possibilidade

As restrições contra a Covid-19 impedem a realização do GP da China e «abrem a porta» ao regresso do GP de Portugal à Fórmula 1.

GP Portugal Portimão AIA

Ausente do calendário da Fórmula 1 em 2022, o GP de Portugal pode regressar em 2023. Tudo por causa… do covid-19.

O GP da China foi «riscado» do calendário da Fórmula 1 para 2023, devido às restrições adotadas naquele país para combater a covid-19. É o quarto ano consecutivo que acontece.

Marcado para 16 de abril, o GP da China tem vários «candidatos» a tomar o seu lugar no calendário e um deles é, precisamente, o GP de Portugal.

LEIAM TAMBÉM: Fica a conhecer todos os pilotos portugueses que chegaram à Fórmula 1
Autódromo Internacional do Algarve (AIA) - F1 2020 - Hamilton
Autódromo Internacional do Algarve acolheu o GP de Portugal em 2020 e 2021 e tornou-se no quarto circuito português a receber uma corrida do Mundial de F1.

Nas «mãos do Governo»

Em declarações à Lusa, Ni Amorim, presidente da FPAK, afirmou que “Portugal está na linha da frente” para assumir o lugar da China no calendário, mas “não é o único país interessado, pois a Turquia também está na corrida”.

Segundo o presidente da FPAK, o regresso da Fórmula 1 ao Autódromo Internacional do Algarve “vai depender se há verbas para Portugal receber o GP. As taxas são caras, mas o retorno justifica o investimento”.

Perante esta questão, Ni Amorim aponta que tudo vai depender da disponibilidade do Governo, prometendo que “a Federação fará o que lhe compete para ajudar o AIA a viabilizar este projeto”.

E o WEC?

Além da questão do financiamento, há outra que pode inviabilizar o regresso da Fórmula 1 a Portugal.

No mesmo fim de semana em que estaria programado acontecer o GP de Portugal, está prevista também a realização das 6 Horas de Portimão, uma prova a contar para o Campeonato Mundial de Resistência (WEC).

Ora, caso Portugal consiga o lugar deixado vago pela China será necessário alterar a data da prova de resistência, quiçá para o fim de semana seguinte.

Caso fosse possível, o nosso país seria um dos epicentros do desporto automóvel entre abril e maio de 2023. Recorde-se que entre 11 e 14 de maio também vai para a estrada mais uma edição do Rally de Portugal.

Fonte: Diário de Notícias